Como formar a carteira de clientes?

Ser um assessor de investimentos é como ser surfista

Ser um assessor de investimentos é como ser um surfista, você já surfou alguma vez na vida? Se sim, sabe na pele como foi difícil aprender a passar a arrebentação para ficar atrás de todas as ondas na parte mais calma. E se não surfou, consegue imaginar a dificuldade que é ir de encontro com mais de 10 ondas de 0,5m a 1,5m remando com os braços? Pois é, ser um assessor de investimentos é como surfar!

A primeira coisa que precisa fazer é ter força suficiente nos braços para conseguir passar a arrebentação. Então, se tiver força para aguentar as 10 primeiras ondas, ou melhor 10 primeiros meses como assessor, a chance de você ter uma vida tranquila dali em diante é gigantesca!!

Eu, por exemplo, saí do Santander para me tornar agente autônomo de investimentos. Tinha um salário em torno de 8 mil reais, então entrei em um escritório de AAI para trilhar o sonho de ser sócio de algo maior do que eu e ter liberdade de escolha. 

O problema: não teria um salário como o do Banco, então como conseguiria sobreviver?! Sendo assim, vou te contar como eu fiz, e como você pode fazer de diversas formas, seja você bancário ou não!

Depois de 2 anos no Banco eu tinha um relacionamento muito próximo com meus clientes. Eles tinham meu celular pessoal, almoçava, jantava e ia em Happy Hour com alguns deles. Portanto, era o gerente/amigo dos meus clientes, e o que isso me trouxe logo de cara na virada de chave para Assessor de Investimentos? Prospects/Clientes!!

A vida é mais fácil pro bancário

Muitos dos clientes me seguiram, simplesmente avisei-os que estava saindo do Banco e muitos me procuraram querendo saber para onde eu estava indo. Resultado: Comecei minha carteira com uns milhões já captados.

  1. Os clientes gostavam de ter um gerente que era praticamente amigo deles.
  2. Em corretora independente eu conseguiria proporcionar um resultado muito melhor nos investimentos.
  3. Era fácil e simples para os clientes abrirem conta na corretora
  4. Eu falaria somente de uma única linha com meu cliente: Investimentos!

Se você é bancário e tem um bom relacionamento com seus clientes, pode ter certeza que vai ser um assessor de investimentos com uma vida muito mais tranquila! 

Por falar em alta renda é importante você saber se as pessoas que você conversa atualmente são pessoas consideradas alta renda. Vou te fazer duas perguntas e você já vai saber, independente se você é bancário ou não.

  • As pessoas que você tem relacionamento de 1º grau atualmente, quantas você considera que possuem um salário próximo ou maior que 15 mil reais?
  • As pessoas que você tem relacionamento de 1º grau atualmente, quantas você considera que possuem um patrimônio líquido maior que 300 mil reais?

Se respondeu mais do que 100 pessoas para uma das duas perguntas, o seu caminho inicial pode ser muito mais fácil, afinal esse é o público que você atenderá daqui em diante!

Entendeu por que a virada de chave para o bancário é muito mais fácil? Porém, não quer dizer que se não for bancário não consegue ser um assessor de investimentos, você precisa ter apenas os 3 pilares para começar como assessor de investimentos:

  • Ter conhecimento sobre investimentos – obviamente
  • Conhecer pessoas alta renda
  • Ser autoridade no assunto com essas pessoas

“Espera aí, Ricardo, mas para que eu preciso ter autoridade sobre o assunto?”

Simples!

Gerar autoridade é primordial

Por exemplo, imagina que você é um motorista de aplicativos, formado em administração, se relaciona e possui o telefone de diversos empresários, médicos e pessoas alta renda por ter levado elas no seu carro. Então, você se certifica na Ancord e entra para um escritório de agente autônomo de investimentos, começa a ligar para essas pessoas dizendo que se tornou um assessor de investimentos e que pode prestar uma assessoria personalizada para cada um deles.

Imaginou? Agora se imagina do outro lado, você sendo abordado por essa pessoa e ela dizendo que vai “cuidar” do seu dinheiro, você toparia logo de cara?

Por isso é importante que você já tenha uma certa autoridade no assunto, que as pessoas que você convive, conversa e presta serviço sintam confiança em você quando se trata de investimentos.

Se você leu até aqui e tem os 3 principais pilares para começar como assessor de investimentos, então você precisa entender como funciona sua remuneração, entenda.

A prospecção de cliente só vai ser difícil se a gente não conhece pessoas alta renda. Porém, se conhecer, basta seguir o caminho básico de ligar para essas pessoas e marcar um café para apresentar seu novo trabalho. Sendo assim, apóós abordar seus contatos de 1º grau, você vai pedir indicação pra essas primeiras e abordar as pessoas de 2º grau.

É possível também começar sem conhecer muitas pessoas alta renda, mas vou deixar isso para um outro dia!

Ficou com dúvida, escreve aqui embaixo, eu vou te ajudar a desbancarizar o Brasil!!

Me segue no instagram: @rsilva.aai

Assessor de investimentos é a profissão do futuro!