O mercado financeiro está em constante evolução e a cada ano que passa podemos observar novas tendências. Por exemplo, quando eu comecei a trabalhar nesse mercado, há mais de 13 anos, o modelo de trabalho e a forma de investir do brasileiro eram bastante diferentes. 

Com certeza, nos próximos anos, esse movimento vai continuar acontecendo. E, no último ano, já foi possível observar algumas tendências que surgiram no mercado financeiro e que devem se fortalecer nos próximos anos. Por isso, hoje eu vou falar sobre 6 tendências que eu acredito que se tornarão mais fortes no ano de 2023.

1ª tendência: O processo de desbancarização

O termo “desbancarização” foi criado pela XP Investimentos em 2015 para denominar um movimento que já vinha acontecendo há algum tempo: muitas pessoas não mantêm uma conta ativa em uma instituição financeira tradicional porque preferem instituições independentes.

Hoje, uma a cada 3 pessoas já desistiu de utilizar os bancos tradicionais para realizar suas operações financeiras, por inúmeros e diferentes motivos: altas taxas, rentabilidade baixa, mau atendimento, tecnologia ultrapassada, entre outros.

Isso significa que o mercado financeiro está mudando e, não só facilitando a vida dos clientes, mas também abrindo novas e melhores oportunidades profissionais para quem quer trabalhar na área. 

Com isso, até mesmo os grandes bancos entraram na tendência e decidiram repaginar o seu modelo de atendimento para proporcionar uma melhor experiência para os clientes e para os seus profissionais.

2ª tendência: Remuneração Fee Based

No modelo fee based, o profissional é remunerado a partir de um acordo que ele realiza com o próprio cliente, que pode ser tanto um valor fixo mensal, quanto um percentual sobre o patrimônio. 

Por conta desse acordo, de todos os modelos empregados hoje em dia, o fee based é o modelo onde a remuneração do Especialista de Investimentos é a mais transparente possível para o cliente.

Atualmente, os Consultores de Investimentos são os profissionais que mais utilizam esse modelo e, por esse e outros motivos, é a profissão do momento.

3ª tendência: Metodologia Go Based Investments

A metodologia go based investments se baseia em objetivos de vida para planejar investimentos. Esses objetivos podem ser uma viagem, a compra de uma casa, a independência financeira, entre outros.

Além de objetivo final, o método utiliza a definição de algumas metas para medir o progresso do plano. Portanto, essa estratégia também mostra ao investidor o caminho a ser seguido para alcançar cada um dos seus objetivos financeiros.

O diferencial da metodologia go based investments é que ela mede o sucesso dos investimentos com base na capacidade de atingir objetivos pessoais. Por conta disso, nessa estratégia, uma boa rentabilidade não é aquela que se adequa a média do mercado, mas sim aquela que leva ao objetivo definido com os riscos reduzidos.

4ª tendência: Oportunidades de trabalho CLT

Muitas pessoas desejam trabalhar no mercado financeiro, mas não se enxergam desempenhando uma profissão autônoma simplesmente porque não têm uma veia empreendedora ou porque buscam por uma maior estabilidade financeira.

Para suprir essa necessidade, muitas corretoras também estão oferecendo oportunidades de trabalho CLT para Especialistas de Investimentos, assim como os bancos. 

Portanto, novos modelos de trabalho estão surgindo no mercado financeiro para atender cada vez um número maior de perfis profissionais. E isso é ótimo, até porque é sempre bom ter opções!

5ª tendência: Tecnologia a favor dos Especialistas de Investimentos

Alguns anos atrás, quando eu comecei no mercado financeiro, eu utilizava a calculadora HP-12C para fazer os cálculos e o excel para fazer o CRM, por exemplo.

Atualmente, já existem inúmeras ferramentas, programas e aplicativos que podem ser utilizadas para facilitar o trabalho dos Especialistas de Investimentos. 

Essa tendência se confirma quando olhamos para o mercado financeiro atual. Hoje, as corretoras que mais investem em tecnologia também são aquelas que mais se destacam dentro do mercado.

6ª tendência: Investimentos no mercado exterior

Eu acredito que cada vez mais os brasileiros vão conhecer e investir no mercado exterior, em offshore, nos Estados Unidos, na Suíça, etc.

Essa tendência se deve muito ao cenário político e econômico do Brasil, que faz com que muitas pessoas busquem formas de dolarizar o seu patrimônio em busca de fugir das possíveis crises financeiras do país.

E eu já posso te adiantar a resposta para uma dúvida que pode surgir sobre esse assunto: não é ilegal investir no exterior. É claro que, como tudo na vida, existem pessoas que podem utilizar esse recurso para finalidades erradas.

Então, é muito importante que os profissionais do mercado financeiro busquem formações e capacitações para entender melhor as tendências do mercado e atender os clientes da melhor forma possível.

Qual dessas tendências você acredita que é a mais forte para o próximo ano? Me segue no Instagram (@oricksilva) e me manda uma DM se quiser continuar o nosso papo sobre o assunto!