Requisitos básicos para atuar como Especialista de Investimentos, Assessor de Investimentos, Consultor Financeiro e Planejador Financeiro

Quando eu comecei a pensar em trabalhar no mercado financeiro, eu acreditava que precisava aprender sobre finanças, análises de gráficos, economia, política, etc. 

Porém, eu ainda não tinha nenhum conhecimento técnico sobre a área e acreditava que isso poderia ser um empecilho. Eu não sabia o que era IPCA nem o que era Selic, por exemplo.

Na época, eu já pensava em me tornar Assessor de Investimentos, mas a profissão era muito voltada para o mercado de ações e se baseava muito em compra e venda de ações da Bolsa. Por conta disso, eu acreditava que eu precisava entender muito sobre ações. 

Mas, eu já posso te adiantar que não é bem assim. Para trabalhar e ser bem remunerado no mercado financeiro, você só precisa saber vender. O mais importante é aprender a se relacionar e começar a manter um estilo de vida que possibilite o contato constante com pessoas alta renda, porque elas são o público alvo desse mercado.

Então, ao contrário do que muitos pensam, existem algumas funções no mercado financeiro que são muito mais comerciais do que técnicas. E, nelas, você não precisa se preocupar em saber tudo sobre finanças e sobre o mercado financeiro. Eu mesmo comecei sem saber nada disso.

Na verdade, os conhecimentos e habilidades mais importantes desses profissionais são aqueles relacionados a tarefas como atender o cliente, montar a carteira do cliente, criar um planejamento de longo prazo, etc. 

Existem também os profissionais que realizam funções mais técnicas e, inclusive, ajudam os profissionais comerciais em suas missões repassando as informações técnicas necessárias para o trabalho, esclarecendo as possíveis dúvidas dos clientes, etc.

Dentro dessa dinâmica, pode até parecer que os profissionais comerciais estão na base e são apenas um peões nesse enorme jogo de xadrez. Mas, na verdade, são eles quem têm a tarefa mais importante, que é a de conquistar e fidelizar o cliente. 

E o melhor de tudo é que quem realiza essa função essencial dentro do mercado financeiro é reconhecido por isso. Durante a minha carreira, eu aprendi que quem está em contato direto com o cliente é quem mais ganha dinheiro.

Além disso, o que eu posso te dizer para te tranquilizar agora é que, se eu consegui me dar bem no mercado financeiro, qualquer um consegue. Se você não conhece a minha história, eu morava na Brasilândia (uma região periférica de São Paulo) e, por isso, não conhecia pessoas alta renda e não sabia nada sobre ou economia ou investimentos. 

Mas, agora que já falamos um pouco sobre as habilidades necessárias para essas funções, vamos para os requisitos práticos.

Requisitos para trabalhar como Assessor de Investimentos:

  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Ter a certificação da Ancord.

Requisitos para trabalhar como Especialista de Investimentos no banco:

  • Ter concluído o Ensino Superior (qualquer curso);
  • Ter a certificação da CEA.

Requisitos para trabalhar como Consultor Financeiro:

  • Ter concluído o Ensino Superior (qualquer curso);
  • Ter uma das seguintes certificações: CEA, CFP, CNPI ou CGA.

Requisitos para trabalhar como Planejador Financeiro:

  • Não precisa de certificação, não é regulamentado pela CVM;
  • Certificação opcional: CFP (para tirar essa certificação é necessário comprovar experiência de 5 anos no mercado financeiro e ter concluído o Ensino Superior).

E então, conseguiu descobrir qual dessas profissões se enquadra melhor no seu perfil? 

Se quiser se aprofundar mais em cada uma das profissões, clique aqui e continue lendo os meus outros artigos. E se ficou com alguma dúvida ou quer bater um papo sobre o mercado financeiro, me mande uma DM lá no meu Instagram (@oricksilva).