Descubra o que faz, quanto ganha e quais são as vantagens da profissão

O mercado financeiro está em constante evolução. E, nos últimos anos, vem acontecendo um movimento a favor de um maior controle dos próprios clientes e investidores. Nesse quesito, um profissional que sai na frente é o Consultor de Investimentos.

O Consultor de Investimentos, ou Consultor Financeiro, é o profissional responsável por oferecer conselhos e orientações sobre o mercado financeiro para que os seus clientes consigam tomar as decisões mais inteligentes possíveis quando o assunto é investimento. 

Como é a rotina do Consultor de Investimentos?

Por mais estranho que pareça, esse é um profissional extremamente comercial. Para realizar o seu trabalho, o Consultor de Investimentos realiza um processo constante de prospecção e atendimento de clientes. Portanto, boa parte da rotina de um Consultor é dedicada a tarefas relacionadas ao relacionamento.

Mas, além disso, também existe uma parcela da rotina do Consultor onde são realizadas tarefas como estudar o mercado, montar a carteira dos clientes, etc. Para essas tarefas, é necessário conhecer muito bem o assunto e se manter sempre atualizado sobre o mercado financeiro.

Quais são os requisitos para se tornar um Consultor de Investimentos?

Para se tornar um profissional da Consultoria de Investimentos, você precisa apresentar alguns requisitos básicos:

  • Ter concluído o Ensino Superior (qualquer curso);
  • Ter uma das seguintes certificações: CEA, CFP, CNPI ou CGA (entre outras).

Como é a remuneração de um Consultor Financeiro?

O Consultor Financeiro é um profissional autônomo. Por isso, a remuneração depende totalmente do esforço de cada um. 

Além disso, também é um dos profissionais que mais se adequa ao modelo atual do mercado financeiro justamente por conta do seu modelo de remuneração. 

A remuneração do Consultor é baseada em um modelo internacional chamado fee based. Nesse modelo, o profissional é remunerado a partir de um acordo que ele realiza com o próprio cliente, que pode ser tanto um valor fixo mensal, quanto um percentual sobre o patrimônio.  

Quais as vantagens da profissão?

1 – As liberdades: financeira, de tempo e geográfica

Por se tratar de um profissional autônomo, o Consultor de Investimentos tem a liberdade de aumentar a sua renda conforme aumenta a sua carteira de clientes e também de acordo com o tamanho do patrimônio dos clientes que atende. Portanto, o céu é o limite quando o assunto é remuneração.

Mas, além da liberdade financeira, a profissão também proporciona outras liberdades. O Consultor tem a autonomia de fazer os seus próprios horários e pode trabalhar de onde quiser, desde que consiga manter o contato com os seus clientes. E, para mim, essas são vantagens que o dinheiro não paga!

2 – Não tem conflito de interesse

Alguns profissionais do mercado financeiro, como o Assessor de Investimentos ou o Especialista de Investimentos atuam vinculados a uma instituição financeira (seja banco ou corretora) e, por isso, só podem oferecer produtos dessa única instituição.

Enquanto isso, o Consultor de Investimentos é um profissional completamente autônomo, o que o permite oferecer uma gama de possibilidades maior para o cliente, já que ele pode trabalhar com produtos financeiros de todas as instituições e apontar as escolhas mais adequadas para cada caso.

E então, se interessou pela profissão? Quer saber mais sobre essa e outras profissões do mercado financeiro? Clique aqui para ler os meus outros artigos. 

Se tiver ficado com alguma dúvida, é só me mandar uma DM no meu Instagram (@oricksilva) que eu vou te ajudar!