Te adianto que são mais do que 5 dificuldades que tive no início como agente autônomo de investimentos. Porém, nesse texto eu vou te falar sobre as principais e mais relevantes que você pode enfrentar.
Quando eu comecei não tinha ideia das dificuldades do agente autônomo de investimentos! Afinal comecei em 2007 nesse mercado, haviam menos do que 1000 profissionais no Brasil. Então, só por não saber as dificuldades eu já tinha uma grande dificuldade, concorda? Ao menos você já tenho esse site, o meu Instagram, o canal no Youtube, um grupo exclusivo e gratuito no Telegram, o Podcast e daqui uns dias um curso completo! Sendo assim, matamos uma possível dificuldade que poderíamos contar aqui.
Primeiramente eu vejo um problema muito grande na nossa profissão que é o treinamento! Infelizmente, a maioria dos escritórios de agente autônomo de investimentos no Brasil não investe em treinamento para os assessores. Logo, temos uma barreira bem grande pra quem está querendo ingressar nessa carreira. Por mais que já foi bancário ou atuou no mercado financeiro, isso não é ser assessor de investimentos, tem muita coisa diferente e que precisa ser aprendido ou ao menos informado.
Sendo assim, vamos às 5 dificuldades que tive no início como agente autônomo de investimentos.
Dificuldade #1: Processo Comercial
A principal habilidade de um agente autônomo de investimentos, na minha opinião, é ser metódico e processual. Agora você imagina um assessor que não sabe qual é o processo comercial a ser seguido no seu dia a dia! Inclusive, por falar em habilidades, leia esse texto: Características de um Assessor de Investimentos foda.
Quando eu comecei cada assessor de investimentos seguia de uma forma. Uns faziam coldcall, outros pediam indicações para seus clientes, enquanto outros convidavam qualquer pessoa para palestras e cursos. Após capturar um lead novo, alguns faziam apenas uma reunião e já abriam a conta, enquanto outros faziam duas ou mais. Ou seja, não existia um padrão.
Mas qual era a melhor forma? Ninguém sabia, todos atiravam pra qualquer lado e ia crescendo de forma desordenada!
Após tanta tentativa e erro, é claro que encontramos uma forma, que é:
- Ligação curta para gerar conexão e curiosidade no prospect para então marcar uma reunião.
- Na 1ª reunião, gerar ainda mais conexão, mostrar o valor da assessoria, coletar dados do patrimônio e objetivos do prospect, marcar pra próxima semana uma 2ª reunião e já abrir a conta.
- Na 2ª reunião, apresentar o plano de investimentos de acordo com os objetivos dele, agendar o dia para fazer a TED ou STVM.
- Fazer as alocações conforme combinado.
É claro que existe bastante detalhe e aprofundamento nesse processo, mas pra quem está começando já é um norte que eu não tinha e nem fazia ideia de que seria o melhor caminho. Pode ser que daqui uns anos eu perceba que existe um processo melhor, então venho aqui contar pra você, fechado?!
Dificuldade #2: Planejamento
Outra característica de um agente autônomo de investimentos FODA é ser planejado. Tanto em relação ao planejamento com seu cliente, quanto em relação a sua carreira de assessor.
Em 2011 eu sabia que quanto mais eu ligava, mais chance eu tinha de marcar reuniões e consequentemente mais chance eu teria de abrir e ativar uma conta. Eu estava certo? CLARO QUE SIM!
Estava muito certo, mas será que 10 ligações por dia era o suficiente? Ou seria melhor 20? Será que a lista que eu tinha para ligar estava boa? Como eu estava medindo o meu progresso. Pois é, não tinha um planejamento. Ou seja, qualquer lugar que eu chegasse estava bom.
No início é importante você ter metas alcançaveis! Metas mensais, semestrais e anuais. Em um ano de trabalho, quanto de base você quer ter? O que é preciso fazer para alcançar esse número?
Baixe essa planilha e faça seu planejamento! Se você tiver dificuldade em utilizar, recomendo que me chame no telegram. Não pense que não vou te responder, por que respondo todo mundo que me chama. Aliás, desafio alguém me chamar no telegram, no instagram e não ser respondido! Garanto que respondo todo mundo! Por isso, conta comigo!
Dificuldade #3: Assessor Senior para se espelhar
Hoje na MN Investimentos é algo tão normal quanto andar pra frente. Lá nós chamamos de “método carrapato”. Esse método consiste em organizar a agenda de todos assessores seniors e líderes para levar os iniciantes em todas reunião de abertura de conta e relacionamento. Isso ajuda muito nas dificuldades do agente autônomo de investimentos junior.
Porém, nem todo escritório tem essa cultura e você pode acabar ficando perdido no início da carreira. Primeiramente você tem a mim para contar como uma ajuda, além de todo conteúdo que eu posto nas redes sociais e aqui no site. Porém, por livre e espontânea vontade, ao entrar em um escritório, você pode pedir para ir em reuniões com alguns assessores mais Senior.
Tenho certeza que não vão se negar, e caso se negue ou deixe você na geladeira, recomendo que procure outro escritório que pense mais como um time.
Dificuldade #4: Autoridade
Esse é uma palavra que eu uso muito, porém o agente autônomo de investimentos com dificuldades sempre acha que é bobeira.
Você compraria um produto no mercado livre de um vendedor que não tem nenhuma marcação positiva das suas vendas anteriores? Muito provavelmente não! Pelo simples fato de que ele não tem um boa ou nenhuma reputação. Com o assessor de investimentos é a mesma coisa, o cliente precisa entender que você tem propriedade, reputação e autoridade para cuidar do patrimônio dele.
Eu comecei com 18 anos no mercado financeiro, que reputação que eu tinha pra falar sobre câmbio, fundos de investimentos, crédito bancário e privado com um cliente de 1 milhão? Praticamente zero se não fosse ZERO! Então, recomendo fortemente que você comece HOJE, se você ainda não começou a usar suas redes sociais e internet a seu favor.
Leia esse texto – O que é Marketing Pessoal para Assessor de Investimentos – e veja o vídeo abaixo, você vai começar a entender a importância de gerar autoridade.
Dificuldade #5: Contatos
Esse é uma das maiores dificuldades pra maioria dos assessores que estão começando. Pra mim também foi, infelizmente. Talvez até felizmente, pois foi o que me forjou para ser um assessor de investimentos mais hunter.
Fiz muito coldcall durante minha carreira, e só depois de algumas dezenas de clientes é que começou a gerar indicações e o trabalho foi ficando mais fácil.
Quer ter uma facilidade para gerar bons contatos? Vai trabalhar em Banco, é natural que você conversará com clientes alta renda e fará relacionamento com eles, eu fiz esse caminho. Porém se você não tem essa oportunidade, aprenda a ser cara de pau ou a fazer anúncios no facebook, google e etc. Aprenda mais sobre Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. Assim você entenderá como você vai capturar leads pela internet.
Não estou dizendo que vai ser fácil, muito menos que virão clientes alta renda por esses canais, mas você precisa começar a gerar leads, e esse é o melhor caminho.
O que achou das soluções que te dei? Faz sentido? Comenta aqui em baixo pra eu saber!
Assessor de investimentos é a profissão do futuro!