Tirei a Ancord, posso ser um assessor de investimentos?

Não adianta ter todas as ferramentas se o mais importante não acontecer – Você agir .

— Thiago Silveira.

Até esse exato momento para você ser um Agente autônomo de investimentos ou, como chamado comercialmente, um Assessor de Investimentos basta você passar na prova da Ancord e se afiliar a uma corretora. Não precisa de uma faculdade específica ou tempo de trabalho comprovado no mercado financeiro, como o CFP, por exemplo – que é um outro certificado voltado para executar outras funções.

Se comparado a qualquer outra profissão que você conhece, é muito simples entrar para o mercado financeiro, certo? Afinal, basta você passar na prova de Agente Autônomo de Investimentos na Ancord e pronto, está totalmente habilitado para exercer a função. Mas é após passar nessa prova que separamos os homens dos meninos!

O mercado financeiro é um dos mercados mais rentáveis e complexos para se trabalhar, e concorda comigo que não seria possível uma pessoa apenas passar na Ancord e aprender toda a profissão? É possível ganhar muito dinheiro, ter uma renda mensal muito alta – R$20.000,00 em 2,5 anos de profissão – , porém você precisar treinar muito após estar certificado. Se você ainda não passou na prova e está estudando para passar, deve estar percebendo que é apenas um medidor de conhecimento lotado de pegadinhas do mercado financeiro, e se você já passou viu de fato que realmente só estudou pra passar mesmo!

Eu fiz essa prova no começo de 2012 – pago minha taxa CVM desde aquela época, rs – e não fiz curso algum para passar, apenas lendo apostila que encontrei na internet, escrevendo resumos e fazendo muitos simulados. Ou seja, decorei 70% da apostila e absorvi realmente uns 30% do conteúdo simplesmente para passar e começar a trabalhar – isso por que já trabalhava como CLT em corretoras desde 2007. Não aprendi como prospectar clientes, planejar meu dia a dia, alocar bem o patrimônio de um cliente, me organizar para prestar um bom atendimento e diversas outras tarefas da rotina de um assessor de investimentos, resumindo: Passei na prova e não era um assessor, eu simplesmente estava habilitado, mas não pronto.

No Brasil nós temos uma cultural de formação ruim desde o colegial, estudamos matemática, português, ciências, biologia, química, física, história, e várias outras matérias tudo para passar em uma prova, ou seja, somos programados para decorar conteúdos e provar que sabemos responder qualquer questionamento feito em uma folha de papel. Nunca fomos programados para aprender conteúdos para usar na vida realmente, se não teríamos matérias no colegial como inteligência emocional, negociação, finanças pessoais, mecânica, culinária e etc. Faz o exercício de se perguntar como foi a sua formação colegial, ao sair do 3º ano estava pronto para a vida?

Passar na Ancord é como se formar no colegial, você está apto, mas dificilmente estará realmente pronto! Por isso é muito importante que você saiba que sem um treinamento comercial, técnico – aqui eu quero dizer sobre alocação, produtos, planejamento – você será um Agente autônomo de investimentos que muito provavelmente desistirá da profissão em 6 meses, até por que a renda quem faz aqui é você.

A minha dica é:

A profissão do agente autônomo de investimentos evoluiu muito nos últimos anos, e muito devido a revolução que a XP Investimentos fez, e atualmente existem muitos escritórios de agente autônomo de investimentos com uma estrutura muito profissional.

Essas estruturas proporcionam treinamentos comerciais, treinamentos técnicos, equipes com lideranças para tutelar os mais novos, especialistas em produtos específicos como ações, derivativos, crédito privado, previdência, gestão de risco e vários outros facilities para te ajudar a ingressar nessa profissão com mais tranquilidade e crescer sua renda com mais agilidade.

O meu escritório, por exemplo, tem como padrão uma proposta de valor para o cliente bem definida, e para que isso aconteça nós temos a política de formar os novos assessores para prospectar, se relacionar e atender nossos clientes em alto nível. Isso só acontece porque temos nossos treinamentos e uma equipe completa para descentralizar o atendimento ao cliente.

Caso não entre em um escritório desse ou até mesmo entre e queira caminhar ainda mais rápido nessa profissão, busque por informações e conhecimento, como o meu site Vida de Assessor!

A Ancord é só o começo!