transicao-de-carreira
(Foto: Unsplash)

Durante o início da minha carreira, muitas dúvidas de como eu iria atingir meus objetivos e ser um profissional bem-sucedido ocuparam minha mente. Hoje, depois de ultrapassar obstáculos, aproveitar as oportunidades que encontrei no meio do caminho e me manter em constante desenvolvimento, eu fico impressionado em ver o quanto a insatisfação profissional é comum. 

Antes de mais nada, vou te contar meu primeiro recomeço. Sim, o primeiro porque precisei recomeçar várias vezes. Mas, antes eu desisti. Em 2013 eu me vi insatisfeito com uma escolha que havia feito dois anos antes, a de me tornar assessor autônomo de investimentos. Eu não via mais sentido no mercado financeiro.

Muitas vezes o medo de correr riscos, a falta de planejamento e o desconhecido nos impedem de apostar na transição de carreira e conquistar uma vida profissional mais satisfatória. Entretanto, o cenário econômico tem incentivado mais pessoas a procurarem novos caminhos, principalmente no mundo dos investimentos. 

O cenário atual

De acordo com a pesquisa Re:Trabalho 2020, divulgada pela Época Negócios, 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem fazer o mesmo nos próximos 12 meses. Além disso, os investidores na Bolsa de Valores já chegam a 2,7 milhões e sofreram um salto expressivo nos últimos 20 anos.  

Nesse sentido, eu vou te mostrar quais são os benefícios da transição de carreira para se tornar um agente autônomo de investimentos. Então, se você pretende aumentar a renda, encontrar um propósito de carreira e desenvolver novas habilidades, fique comigo até o final.

Crescimento sem limites

Esse é o benefício que mais me encanta na carreira de AAI, crescimento sem limites. O assessor de investimentos não é consultor. Esse profissional não vai cuidar das finanças do cliente, mas, sim, proteger o patrimônio do mesmo e procurar rentabilizá-lo, de acordo com os objetivos do investidor.

Durante meu período trabalhando no banco Santander, eu devia seguir um plano de carreira. Em muitos casos era necessário atingir inúmeras metas para me candidatar, e talvez, conquistar uma promoção. Além disso, certamente isso demoraria muito tempo. 

Como agente autônomo de investimentos você não tem limites de crescimento ou ganhos. Mas vai precisar desenvolver autogestão, habilidades comerciais e um excelente relacionamento com os clientes. 

Flexibilidade de datas e horários

Na mesma medida que os assessores de investimentos devem adquirir muito conhecimento, trabalhar fortemente na prospecção de novos clientes e manter um network aquecido, ele também possui maior flexibilidade de datas e horários. 

Eu mesmo já atendi clientes pelo celular durante viagens que decidi fazer no meio da semana. Mas, cuidado! Essa liberdade não pode comprometer a qualidade no atendimento da sua carteira de investidores. 

O assessor de investimentos precisa ser especialista, enquanto o gerente de banco, muitas vezes é um profissional generalista.

Prateleira de produtos aberta

Como agente autônomo de investimentos, sua prateleira de produtos vai estar sempre aberta, ou seja, você não vai se limitar a oferecer apenas os produtos financeiros do banco no qual atua. Por isso o conhecimento é determinante para um AAI bem-sucedido. 

Sem dúvidas a transição de carreira pode te proporcionar um aumento de renda, contudo, isso vai depender das estratégias que você está disposto a aprender a aplicar. Em dez anos nesse segmento, eu entendi que um assessor de investimentos precisa atender clientes alta renda, o que exige mais esforço e dedicação. É exatamente isso que procuro transmitir aqui no Vida de Assessor.

Meta de crescimento  

Uma carreira que não possui limites de crescimento nem de produtos financeiros requer autogestão e meta de crescimento. Aí você vai me perguntar: mas Ricardo, você não disse que a carreira de agente autônomo não necessita de metas? Não exigem várias metas, que na maioria das vezes são estipuladas por terceiros. 

Mas, se você tem o objetivo de crescer na carreira de assessor de investimentos, aprender novas habilidades e aumentar sua renda, a transição de carreira vai determinar que você estipule metas realistas em direção a uma vida profissional bem-sucedida. 

Nesse vídeo eu exploro não só as vantagens como as desvantagens de ser um agente autônomo de investimentos. Confira!

Partnership

Talvez esse seja o benefício mais vantajoso para quem atua como CLT. A possibilidade de se tornar sócio de um escritório de agentes autônomos de investimentos. Chegou um momento na minha carreira, como sócio da MN Investimentos, que eu mantinha uma sociedade com outras doze pessoas. Já imaginou se tornar sócio de um escritório por mérito? Caso você aposte na transição de carreira para agente autônomo de investimentos isso será possível.

Liberdade no relacionamento com o cliente

A liberdade de relacionamento com os clientes é mais um dos inúmeros benefícios que citamos nesse artigo. Muitas vezes, quando atuamos em bancos, a nossa relação com os investidores fica limitada e até são supervisionadas por um superior. Como agente autônomo de investimentos, esse limite se transforma em liberdade, o que auxilia, inclusive, nos resultados e nas indicações que um cliente pode gerar. O relacionamento com o cliente é a chave para que um profissional possa se beneficiar da transição de carreira para AAI. 

A profissão de agente autônomo de investimentos é para quem sonha em ser dono do próprio destino. Com um bom planejamento, não só você como qualquer pessoa que tome a decisão de embarcar nessa trajetória será capaz de adquirir os conhecimentos necessários, desenvolver novas habilidades e ainda aumentar a renda. 

Estratégias comerciais são necessárias em qualquer área da nossa vida, afinal, todos nós somos vendedores. Sobretudo, a ideia de mudar de profissão inclui a possibilidade de exercer outra em meio-período. Se você cogita esta alternativa, assista ao vídeo a seguir:

É POSSÍVEL trabalhar como ASSESSOR DE INVESTIMENTOS “PART TIME?

Você tem alguma dúvida sobre a importância delas? Me pergunte em uma das redes sociais ou aqui mesmo nesse texto nos comentários!

Assessor de Investimentos é a profissão do futuro!