Você é só mais um Assessor de Investimentos
Você já parou para pensar se você faz diferença no mercado da Assessoria de Investimentos?
Se eu tivesse 10 milhões de reais para investir e te perguntasse porque eu deveria investir com você e não com qualquer outro Assessor, qual seria a sua resposta?
Infelizmente, a maioria dos Assessores não tem nada de diferente. Ainda hoje, a maior parte dos profissionais se vende através do nome da corretora e dos produtos que ela tem disponível.
Mas, para construir uma carreira realmente lucrativa no mercado financeiro como Assessor de Investimentos, você precisa encontrar uma forma de se destacar e de não ser apenas mais um profissional igual a todos os outros. Dessa forma, será muito mais fácil captar e fidelizar clientes.
Por isso, se você está começando a sua carreira nesse mercado, eu recomendo que leia esse texto antes de tudo.
Agora se você já é Assessor, você já deve ter percebido que existem pouquíssimas diferenças nas propostas das diferentes corretoras. Portanto, você já deve imaginar que entre os profissionais que usam esse discurso a diferença é menor ainda. E esse é um dos principais motivos para que os clientes troquem de Assessor toda vez que outra corretora oferece um produto mais vantajoso.
Então, a grande pergunta de hoje é: por que um cliente deve investir com você e não com qualquer outro profissional?
Calma, eu não estou dizendo que você precisa ter inventado a roda para se destacar. Mas, você pode reinventar a roda para proporcionar um atendimento personalizado. Isso pode ser feito ao utilizar uma metodologia que já existe e já funciona e adaptá-la para os seus clientes, para o seu contexto, etc.
Por exemplo, pouquíssimos Assessores oferecem um planejamento para os seus clientes. E quando eu falo de planejamento, eu estou falando sobre um passo a passo que demonstre o começo, o meio e o fim do processo de investir do seu cliente para alcançar um objetivo, que pode ser comprar uma casa nova, alcançar a independência financeira, entre diversos outros.
A maior parte dos profissionais trabalham com base em performance e buscam a maior rentabilidade possível. E, apesar de às vezes parecer que sim, essa não é a função de um Assessor de Investimentos.
Eu sempre digo que o Assessor de Investimentos não deve comparar carteira e taxa, porque isso é sempre um tiro no pé, já que a qualquer momento outra corretora pode oferecer produtos melhores para o seu cliente.
A real função do Assessor é organizar os investimentos do cliente para que ele consiga alcançar o seu objetivo sem ter grandes problemas no meio do caminho. Por isso, o que você realmente precisa fazer é intermediar esses problemas e buscar soluções ou alternativas.
Assim como um GPS, você será o responsável por guiar o cliente pelo seu planejamento (criado a partir do objetivo definido pelo próprio cliente) para que ele saia do ponto A que ele está hoje e chegue no ponto B que será a realização da meta. E, no meio desse caminho, o seu trabalho é acompanhar se tudo está ocorrendo conforme o esperado ou se algum acontecimento trouxe a necessidade de recalcular a rota.
Além do planejamento, você precisa saber cultivar o seu relacionamento com o cliente e conseguir mostrar para ele qual é o diferencial que ele vai ter ao se tornar um cliente private ou exclusive com você. Qualquer Assessor pode oferecer um bom produto, então o seu diferencial não pode estar nas taxas.
Quanto mais próximo você for do seu cliente, mais diferente você vai ser dos outros profissionais. É por isso que eu digo que a chave para se diferenciar é apresentar uma metodologia exclusiva para planejar os investimentos e buscar formas de encantar o seu cliente para fazer com que ele se sinta único.
Se você quer aprender mais sobre as estratégias que você pode utilizar para se destacar no mercado financeiro, te convido a conhecer a Mentoria Wealth.