8 Dicas para escrever bem e encantar o cliente
A nossa comunicação é formada por palavras, expressões corporais e tons de voz! Porém, nossas palavras são as que menos influenciam no momento que temos que prender a atenção de alguém.
Logo, temos que ter expressões corporais e tons de voz que oscilem e sejam mutáveis durante um discurso. Então, teremos finalmente a atenção desse alguém que queremos passar a mensagem. No nosso caso, o cliente!
Por exemplo, você já ouviu aquela musica de ninar que praticamente todos pais cantam para seus bebês:
Boi, boi, boi… boi cara preta, pega essa menina que tem medo de careta…
Ou aquela outra:
Nana neném, que a cuca vem pegar. Papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar…
A criança deveria pensar: Porra, se papai foi pra roça e mamãe foi trabalhar, quem tá cantando? A Cuca? Por que eu vou dormir, se a cuca vai me pegar?
Loucura não é mesmo? Mas esse é o maior exemplo de que as palavras são apenas uns 5 a 10% da nossa comunicação, o que manda mesmo é o tom e expressões que fazemos pra falar.
Então como vamos mandar um e-mail ou um whatsapp para o nosso cliente usando só as palavras e ainda assim prender a atenção dele, encantar e trazer resultados positivos?
Certamente com essas 8 dicas para escrever bem e encantar o cliente você vai conseguir! Então, se mantenha focado aqui, e anote todas as 8 dicas.
Dica #1 para escrever bem e encantar o cliente:
Palavras de transição
Sim, você vai aprender a escrever bem e encantar o cliente.
Então, vai conseguir se comunicar de forma clara e objetiva.
Mas não vai deixar de escrever com as suas palavras.
E o cliente vai se sentir informado e encantado com seus textos
Logo, terá um melhor resultado em cada e-mail e mensagem que mandar.
Olhe somente para as palavras que acabei de destacar. Quando usamos palavras como essas nós damos leveza, fluidez e continuidade nos textos. O que facilita muito a leitura, compreensão e atenção de quem está lendo.
São palavras como a conjunções “e, mas, ou, entretanto, porém”, as exclamações “Claro, sim, não” e conclusões “Logo, assim, então, enfim, afinal”, que fazem com que o texto tenha as características que citei.
Então, não tenha medo de usá-las! Apesar de parecer serem palavras comuns ou básicas, eu garanto pra você que seu e-mail ou mensagem ficará mais claro, objetivo e gostoso de ler.
Dica #2 para escrever bem e encantar o cliente:
Repetição das palavras
Talvez você tenha medo de usar essa técnica, talvez você se sinta um robô escrevendo da forma que vai aprender agora. Talvez vai até acreditar que é uma técnica sem lógica. Porém, vou te provar que o nosso cérebro gosta de padrões e se sente confortável com isso.
Olhe para esse gráfico de fundos de investimentos abaixo:
Agora olhe para esse outro:
A primeira imagem os fundos seguem um padrão perfeito e de fácil visualização, já no segundo não parece ter padrão algum entre um fundo e outro, o que dificulta para o nosso cérebro e faz com que ele busque outros tipos de padrões. Logo, é muito mais fácil eu trabalhar com padrões para que o cérebro do meu cliente entenda o que quero dizer.
Por esse motivo, repita com moderação algumas palavras, como repeti o “talvez” quando comecei essa segunda dica.
A dica aqui é, repita 3 vezes palavras ou pequenas frases acompanhadas de diferentes situações. Assim, você ajuda o cérebro do seu cliente a identificar o que você está querendo dizer.
Dica #3 para escrever bem e encantar o cliente:
Escreva sentenças curtas
Quando comecei minha carreira para ser assessor de investimentos eu escrevia os e-mails e mensagem bem curtinhos para não ser um texto chato.
Porém eu tinha muita informação boa pra passar aos meus clientes. Então me perguntava: “Como passar todas informações e não ser chato?”
Finalmente aprendi! Escreva frases curtas, não importa se o texto é longo!
Não existe texto longo, apenas texto chato de se ler!
Sendo assim, separe seus textos com pontos, ou pontos e parágrafos. Logo, você terá um texto escaneável! Quando digo escaneável é por que o texto fica fácil de captura a essência ao bater o olho.
Dica #4 para escrever bem e encantar o cliente:
Enfatize palavras
Sim, eu faço isso em todos meus textos, seja aqui para o site, para e-mails ou whatsapp. Mas sempre tomo cuidado para não sair enfatizando tudo, apenas o que realmente eu acredito ter uma valor maior.
Na verdade é como se você criasse highlights no seu texto corrido, assim facilitando o escaneamento do leitor também.
Por exemplo, eu gosto de destacar os meus textos aqui do vida de assessor usando outra cor. Porém, você pode negritar, sublinhar e deixar em itálico. Dessa forma você tem pequenos destaques para chamar atenção exatamente para o que você julga ser mais importante.
Dica #5 para escrever bem e encantar o cliente:
Mate objeções
Quando você está escrevendo um e-mail ou qualquer coisa do tipo para o seu cliente é claro que está querendo mostrar seu ponto de vista. Entretanto, se, enquanto lê, o cliente pensar em algum momento: “é, mas…”
Você não vai ter como contra argumentar naquele momento exato, afinal é um texto e ele pode nem te dizer que não concorda e simplesmente não seguir. E ai, o que temos que fazer?
Quando isso acontecer, ou melhor, não vamos deixar acontecer da seguinte forma:
Quando você terminar de escrever ou até mesmo durante a escrita, se pergunte: O que o cliente pode ter de objeções quanto a essa “recomendação”?
E então use “mesmo que…” na frase. Por exemplo:
“Esse fundo costuma investir em ações de longo prazo, dar um retorno acima do CDI e ter pouca volatilidade. Mesmo que você nunca investiu em ações essa é a melhor porta de entrada para um investimento mais rentável.”
Deu pra entender? Se não me chama no insta @rsilva.aai ou comenta aqui no final do texto.
Dica #6 para escrever bem e encantar o cliente:
Metáforas e analogias
Dizem que o melhor vendedor do mundo foi Jesus! E vamos lá, acredite você ou não nele, a forma que ele passava a mensagem era objetiva, clara e marcante.
Sendo assim, você também quer passar a mensagem para ser um assessor de investimentos objetivo, claro e marcante, certo? Logo, você precisa se tornar o “chato” das analogias e metáforas de agora em diante.
Por exemplo, se for explicar o seu trabalho, explique com uma analogia, isso facilita a compreensão. As pessoas estão acostumadas com o trabalho do gerente de banco, por que não fazer uma analogia? Também estão acostumadas ao trabalho do médico, por que não fazer aqui também?
“O trabalho do assessor é como o do personal trainer, você até consegue treinar sozinho e alcançar seu objetivo. Porém com o personal trainer você alcança seu objetivo mais rápido e mais fácil.”
A metáfora tem o poder de ativar a imaginação e faz com que a memória marque isso.
Mais duas dicas ligadas a essa:
Uma história marca muito mais do que um simples texto, por isso use a técnica de storytelling – se não conhece, pesquise sobre ou pode me perguntar.
A outra dica é busque sempre usar metáforas e analogias no lugar de falar “financês”, o cliente pode não entender o que você está falando mas não vai te dizer. Afinal ninguém gosta de passar a impressão de que não tem conhecimento.
Dica #7 para escrever bem e encantar o cliente:
Use bullet points
Em alguns textos eu uso e em outros não. Porém essa dica é muito poderosa também quando escrevemos algo pro cliente – ao final desse texto você verá um bullet point, por exemplo.
Essa técnica traz muito benefícios:
- Separa em pequenas sentenças o que quero dizer
- São os highlights, ou seja, algo importante
- Marca na cabeça do leitor
- Pode ser usado como resumo do que foi dito ou que vai dizer
Essa não tem muito o que dizer, então apenas use. 😉
Dica #8 para escrever bem e encantar o cliente:
Tenha sempre um CTA
Quando você pesquisar por CTA na internet vai cair em diversos sites de marketing, publicidade e criação de conteúdo. Leia e tenha domínio sobre essa dica. CTA = Call To Action
Você viu o meu instagram aqui nesse texto? Se não viu, aqui está @rsilva.aai, clica e me siga.
Esse é um belo exemplo de call to action. Afinal eu quero te ajudar a se tornar um assessor de investimentos, por isso é bom me seguir em todas redes sociais. Então, se é isso que eu quero, coloco no meio do texto, no final ou até no começo para que você me siga lá.
Você quer fazer com que o seu cliente te responda o e-mail, o que você pode fazer? Pensa ai, vamos exercitar!
Quando estiver no final do e-mail, termine com uma pergunta aberta. Por exemplo, “Como você começou a investir?” ou qualquer outra pergunta aberta. Isso é o call to action também, afinal no português é uma chamada para uma ação.
Todas essas 8 dicas tem ligação direta com programação neurolínguistica como nesse outro texto que escrevi PNL para agentes autônomos. Dá uma lida que vai ser um belo complemento!
As 8 dicas desse texto foram:
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Palavras de transição
-
Repetição das palavras
-
Escreva sentenças curtas
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Enfatize palavras/frases
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Mate objeções
-
Metáforas e analogias
-
Use bullet points
-
Tenha sempre uma call-to-action
Gostou desse texto? Divulga para os amigos bancários, assessores e etc.
Assessor de investimentos é a profissão do futuro!