Desde que comecei a escrever sobre a vida do assessor de investimentos as pessoas me perguntam: Como passar na entrevista para ser um assessor de investimentos? Por isso, nesse texto você vai entender quais são as características dos assessores de investimentos que se destacam. Com isso vai saber o que um escritório procura nos entrevistados!

Analise cada um dos pontos que vou destacar e caso você não tenha alguma dessas características, então já vai saber onde precisa melhorar.

#1 – Networking

Uma das principais características dos assessores de investimentos que se destacam é a idade. Quando muito novo a gente não conhece muitas pessoas que sejam alta renda, ou se conhecemos, não temos o costume de conversar sobre economia, negócios e dinheiro.

Se você tem menos de 30 anos, pare e pense agora: Quantas pessoas você conhece que talvez tenha uma renda mensal maior do que 15 mil?!

Foi feito uma pesquisa entre diversos assessores de investimentos e a idade mínima da maioria dos assessores que se destacam é de 30 anos!

Se você tem menos de 30 anos, CALMA! Isso não diz que você não vai conseguir! Entenda essa informação como gás para mudar esse cenário, eu mesmo fui com menos de 30 anos. Hoje com 30, ensino como ser um assessor, então é possível!

O bom networking é o presente e o futuro das profissões comercias! Então, quem cultivou bons relacionamentos terá um caminho muito mais fácil e de grande destaque.

Mesmo que você não tenha um bom networking, existe lugar pra você nesse mercado, dá uma lida nesse texto: Quanto ganha um agente autônomo de investimentos.

Falando francamente sobre networking

Tenho um compromisso com você de sempre te dizer a verdade nua e crua da profissão, então lá vai mais uma:

Você muito provavelmente vai ser avaliado se vem de família rica ou pobre!

Se fala muito em meritocracia nesse mercado, não é? Porém, quem vem de regiões mais pobres, como eu, infelizmente vai ter mais dificuldade em prospectar grandes clientes! Unicamente pelo fato de que a gente não conviveu com pessoas alta renda, meus pais não tinham esses relacionamentos. Logo, terá mais dificuldade em passar em entrevistas.

Já para o caso de quem veio de família pra cima de classe média/alta, é claro que tem mais facilidade. Sendo assim, terá muito mais facilidade em prospectar e naturalmente em passar no processo de entrevista.

Isso não é meritocracia, porém estou te dizendo isso para saber que essa é uma característica pra se destacar no início da profissão. Se você vem de um convívio alta renda é muito provavel que tenha esse networking mais próximo e fresco para prospectar. Entretanto, isso não quer dizer que quem vem de família com de baixa/média renda não consiga. Olha eu aqui! 🙂

Resumindo: O que muda é que se você vem de família de alta renda, sua vida mais ser mais fácil, e se for de família baixa/média renda, será mais dificil pois terá que compensar nas outras características.

É totalmente possível, mas que a verdade seja sempre dita!

#2 – Intensidade

Dentro dessa característica existem os 3S, já ouviu falar? Se você me segue no insta já viu eu falar sobre isso. Se não segue @rsilva.aai, clica ai e me segue lá pra você ter mais informação sobre a vida de assessor. 😉

Os 3S são:

  • Suor
  • Saliva
  • Sola de sapato

Um bom comercial que se preze tem que trocar de sapato constantemente! De tanto andar pra fazer reunião a sola do sapato desgasta, se isso não acontecer… Então sua intensidade está errada!

Costumo brincar que assessor bom é assessor na rua, fazendo reuniões e relacionamento! Sendo assim, se você tem um bom networking, logo seu esforço para gerar reuniões fica mais leve.

Mas não se engane! Não deixe a sua intensidade baixar e trabalhar com menos agilidade!

O grande erro de quem possui um bom networking é acreditar que ao fazer uma reunião e captar 1 milhão pode afrouxar o cinto e ir mais devagar! Captou um milhão? E o próximo?

Comemore esse 1 milhão, e já reinicie sua busca pelo próximo cliente! Isso é intensidade!

Porém, no caso de quem não tem um bom networking, vai ter que fazer o esforço para criar esse networking todos os dias. Criar e recriar maneiras para encher o seu funil de vendas. Seja oferecendo palestras, divulgando seu trabalho nas redes sociais, fazendo parceirias. Enfim, tem jeito, acredite!!!

#3 – Gerador de lero lero

Por último e mais importante de todas características dos assessores de investimentos que se destacam! Portanto, dê muita atenção pra desenvolver esse ponto.

Muito além de ter um bom networking e intensidade, você precisa ser um bom gerador de lero lero. Sabe aquela pessoa que conversa com o atendente do mercado sobre a vida? Então, essa pessoa tem que ser você!

Certamente essa característica vai fazer você se destacar como assessor de investimentos. O que quero dizer com a palavra “Gerador de lero lero” é que você precisa ser “comercial”, saber falar sobre assuntos gerais e ser simpático.

Talvez você não tenha um bom networking, mas se você tiver intensidade e for um bom gerador de lero lero, garanto que será um assessor de destaque! Mas se você tiver as três características, se prepare para se tornar milionário em pouco tempo! (Obs.: O que digo de pouco tempo são anos, e não meses, ok?! Cuidado pra não sonhar demais ai com falsas propagandas. rs)

O meu foco é te deixar afiado nas 3 características que te falei, independente de onde veio. Pode ter certeza que sempre terá algo para melhorar, por isso conte comigo!

E ai, quais dessas 3 características você já tem? Deixa seu comentário pra eu saber como te ajudar.

Assessor de investimentos é a profissão do futuro!