Como alcançar a liberdade financeira atuando como Assessor de Investimentos
A maioria dos Assessores de Investimentos começam na profissão com o objetivo de alcançar a liberdade financeira o mais rápido possível. E o motivo dessa meta ser tão comum entre esses profissionais é a capacidade desse mercado de proporcionar uma remuneração de 5 dígitos e uma renda escalável.
Mas, o que muitas pessoas esquecem é que, como tudo na vida, você precisa construir a sua carreira na Assessoria de Investimentos antes de alcançar uma remuneração alta.
Mesmo assim, eu sempre digo que o crescimento profissional e financeiro do Assessor de Investimentos leva muito menos tempo do que o de profissionais mais tradicionais, que precisam passar anos estudando antes de alcançar um bom salário. E ainda assim, os ganhos não costumam ser escaláveis.
Liberdade financeira x Independência financeira
Antes de entender qual é a trajetória que um Assessor de Investimentos precisa percorrer para alcançar a liberdade financeira, é importante saber diferenciar a liberdade financeira da independência financeira.
A independência financeira é a possibilidade de viver de renda. Portanto, ela surge quando você acumula um patrimônio suficiente para gerar uma renda que possibilite pagar os seus custos de vida, além de outras coisas importantes para garantir conforto e qualidade de vida, como viagens, roupas, idas em restaurantes, etc. Tudo isso, sem precisar trabalhar, é claro.
Portanto, a independência financeira é aquilo que nós, Assessores, buscamos planejar e proporcionar para os nossos clientes.
Já a liberdade financeira é quando você tem uma renda suficiente para arcar com os seus custos de vida, e ainda sobra para outras coisas como lazer, viagem, compras, etc. Mas, nesse caso, essa renda vem do trabalho.
Essa última não só é possível, como é a realidade de muitos Assessores de Investimentos.
Também é importante ressaltar que a liberdade financeira não é um conceito que estipula um valor exato em dinheiro. Na realidade, a liberdade financeira é muito subjetiva. Isso porque cada pessoa tem um custo de vida diferente, seja por conta de estilos de vida diferentes, objetivos diferentes, ou até mesmo o valor que as coisas custam em cada lugar.
Vagas de trabalho surreais
Muitos escritórios e sites de buscas divulgam vagas para Assessores de Investimentos com uma remuneração de 10 mil reais, por exemplo. E vamos combinar que esse é um valor ótimo para muitas pessoas.
Mas, a triste verdade é que a remuneração do Assessor não funciona bem assim e, por isso, muitas pessoas se sentem enganadas por esses anúncios. Como eu já disse, não é mentira que você pode ganhar 10 mil reais nessa profissão, ou até mais, mas esse valor não é fixo e nem garantido. Na realidade, esse valor depende quase que exclusivamente do seu esforço e da trajetória que você construiu para você.
Como o Assessor de Investimentos ganha dinheiro
As pessoas que querem começar uma carreira no mercado financeiro, como Assessor de Investimentos, acreditam que quando você tem uma carteira de clientes que totaliza 100 milhões, por exemplo, a renda desses clientes vai ficar ali rendendo uma quantia para o Assessor. Mas essa não é a realidade, infelizmente.
A remuneração do Assessor de Investimentos é determinada com base no ROA. ROA ou return on asset é o valor da receita que você gera dividido pelo total da base que você atende. Portanto, se você atende uma base de 10 milhões de reais e gera uma receita de 4 mil reais a partir dessa base, significa que você tem 0,04% de ROA.
Levando isso em consideração, quando você começa a atuar, você deve ter em mente que o seu ROA futuro será muito menor do que o atual, já que a sua base será maior. Além disso, não será possível fazer muitas novas alocações nessa base, porque ela já estará bem trabalhada.
Portanto, o seu ROA inicial costuma ser muito maior do que ele de fato será ao longo da sua carreira. Mas, isso não deve ser um motivo de preocupação para você. Apesar de acontecer uma decrescente no seu ROA, também acontecerá uma crescente na sua base, e toda essa base poderá ser realocada daqui a 6 meses ou um ano, por exemplo, o que gerará novos ganhos para você como Assessor.
Então, mesmo quando você já tiver uma remuneração alta, os ganhos não serão necessariamente mensais, como em um trabalho mais tradicional. E é por isso que a remuneração e a liberdade financeira do Assessor de Investimento dependem muito de um bom planejamento. Dessa forma, você será capaz de gerenciar o seu trabalho e os seus ganhos de acordo com os seus objetivos.
Além do ROA, você também precisa considerar outros fatores, como o repasse de cada escritório e os impostos. E, com tudo isso, pode até parecer que a liberdade financeira é um sonho muito distante. Mas, eu posso te garantir que se trata de um objetivo completamente possível para os Assessores de Investimentos, já que a remuneração desse profissional tem um crescimento exponencial.
A importância do planejamento
A esse ponto você já deve ter percebido que, antes de tudo, você precisa pensar no que significa liberdade financeira para você. Você quer ganhar dinheiro para que? E quanto de dinheiro você precisa para alcançar esse estilo de vida que você planeja?
A partir disso, você vai criar um planejamento do seu trabalho, que vai te ajudar a saber exatamente quantos clientes você precisa prospectar e captar para atingir essa meta. E eu ensino esse planejamento, passo a passo, na Escola do Assessor.
Por isso, eu quero te lembrar que entre os dias 2 e 9 de maio eu vou lançar uma série de 4 vídeos, chamada A NOVA CARREIRA, que vai te ensinar tudo que você precisa saber para entrar no mercado financeiro e se estabelecer como um Assessor de Investimentos profissional.
No final dessa série, eu vou abrir vagas na Escola Método do Assessor para novos alunos. Lá você poderá aprender tudo que você precisa saber para atuar nessa profissão com maestria e alcançar a sua liberdade financeira.
Então, aproveita e já clica aqui para se inscrever na minha série!
Enquanto a série não chega, você pode começar lendo os meus outros artigos. É só clicar aqui!