Você não precisa de experiência, nem de clientes, para construir a sua autoridade como Assessor de Investimentos.
Se você está pensando em começar a trabalhar com a Assessoria de Investimentos ou acabou de começar a sua carreira nessa profissão, você deve se sentir inseguro sobre os seus conhecimentos. E é claro que para transmitir autoridade, você precisa de conhecimento e de segurança.
Pensando nisso, eu vim te dar o passo a passo de como conseguir tudo isso, sem nunca ter trabalhado na área.
1. Como ter segurança, sem ter experiência
É como eu sempre digo, a coisa mais importante para construir a autoridade é a mentalidade. Mas, como ter segurança de que o seu serviço é bom se você nunca ofereceu para ninguém? Pois é, não tem como…
No começo da minha carreira, eu sabia que eu precisava prospectar. Por conta disso, eu saí fazendo cold call feito louco, antes mesmo de saber como eu poderia ajudar aquelas pessoas. Então, eu falava que eu era corretor de valores, ou que eu ajudava as pessoas a ganharem mais dinheiro com ações, ou qualquer outra coisa que eu nunca tinha feito.
É claro que o meu discurso não convencia ninguém. Na realidade, eu não tinha nem mesmo me convencido de que eu era bom, ou de que eu era capaz de fazer o que eu estava oferecendo, porque eu não tinha nenhuma experiência com isso.
Por conta disso, o primeiro passo para construir a sua autoridade é oferecer o seu serviço para as pessoas e, a partir disso, descobrir como você pode ajudá-las. Dessa forma, você conseguirá se convencer de que você tem capacidade para solucionar o problema de alguém. Depois de se convencer, será muito mais fácil convencer outras pessoas.
2. Como garantir a qualidade do seu trabalho
Foi só depois de certo tempo de carreira que eu desenvolvi um método para calcular e demonstrar cada passo necessário para o meu cliente alcançar os objetivos financeiros dele. Com esse método, eu passei a conseguir oferecer os meus serviços para qualquer pessoa, porque eu conseguia explicar a minha função de forma super didática.
Portanto, é devido à minha experiência pessoal que eu sempre digo que você precisa criar um método para ajudar os seus clientes. Isso vai fazer com que eles percebam o seu valor e também com que você realmente saiba cada passo do que você precisa fazer para ajudá-los de fato.
Se você já tem um método que você desenvolveu para investir melhor, até mesmo para uso pessoal, apresente esse método para as pessoas que você conhece. Pergunte como elas investem e descubra se elas preferem a sua estratégia. Nesse momento, você vai fazer isso sem nenhum interesse, não é o momento de pensar em captação, foque apenas em ajudar alguém.
Caso você ainda não tenha um método, crie o seu método e tente aplicar para você mesmo e para as pessoas mais próximas de você apenas para testar. Você pode buscar informações para conseguir fazer isso lendo, assistindo aulas, etc.
3. Como obter provas sociais
Se você conseguir nortear as pessoas ao seu redor sobre como alcançar os objetivos financeiros delas a partir de um passo a passo criado por você, você irá se convencer de que você é capaz e ainda obter provas sociais de que você é um bom profissional.
A prova social é construída quando as pessoas que você ajudou testemunham sobre a qualidade do seu trabalho ou demonstram de alguma forma que estão satisfeitas. Por isso, é interessante que você peça para as pessoas que você ajudou que gravem um vídeo rápido contando como o seu trabalho foi importante para elas. Depois, publique esse material nas suas redes sociais. Essa etapa é muito importante porque leva outras pessoas a acreditarem que, se várias pessoas gostam do seu trabalho, é porque ele realmente é muito bom.
Nessa primeira fase, não se preocupe com os likes ou comentários, você ainda não precisa de um bom engajamento. Esses depoimentos serão úteis no momento em que você começar a fazer as ligações de prospecção ou a procurar uma vaga de trabalho, porque você poderá enviar esse conteúdo para corroborar a sua autoridade.
Ao fazer isso, você pode dizer para os seus prospects, e até mesmo para quem conduzir a sua entrevista para entrar em um escritório, que você está começando. Isso não será mais um problema, visto que, quando as pessoas assistirem os vídeos com os depoimentos, elas saberão que você já tem um conhecimento prévio sobre o assunto.
Para finalizar, o que eu queria que você percebesse com esse texto é que talvez você tenha dificuldade para captar os seus primeiros clientes por sentir que não tem experiência. Mas, se você começar a ajudar as pessoas, sem pensar em captação ou remuneração, você vai descobrir que consegue criar provas sociais e construir a sua autoridade mesmo sem ter nenhuma experiência profissional.
Se você tem interesse em aprender mais sobre a prática do Assessor de Investimentos, você pode ler os meus outros artigos. E, se você está começando agora e quer se estabelecer no mercado financeiro, você precisa participar da minha série gratuita, A NOVA CARREIRA, onde eu vou te ensinar tudo que você precisa saber para conseguir o seu lugar nesse mercado e atingir uma remuneração de 5 dígitos.