Se você é agente autônomo de investimentos, muito provavelmente capta novos clientes pedindo indicação, organizando eventos, falando com amigos, familia e etc. Embora esses meios sejam muito interessante para prospeção, e com ROI (retorno sobre o investimento) positivo, são caros.
Exatamente nesse momento, eu estou seguindo uma norma da OMS de isolamento social. Ou seja, não devo sair de casa e quando sair não devo fazer aglomerações, nem ficar muito próximo de outras pessoas. Assim como nós, agentes autônomos de investimentos, fazemos nossas reuniões, certo?
Sendo assim, não consigo fazer reuniões presenciais com possíveis novos clientes, muito menos eventos. Então, além de o método comum não ser tão escalável, ele está em stand-by no momento.
Chegou o momento de atacar de outra forma, parado que você não pode ficar, não é?
A pouco eu disse que o método comum de prospeção é caro, mas em relação a que? Em relação as redes sociais e marketing digital!
Quantas foram as vezes que você estava de noite procurando no Ifood ou na Rappi, e depois de alguns minutos ao navegar na internet recebeu a propaganda de um Hamburguer? Ou então quando você falou próximo ao celular e logo depois recebeu uma propaganda exatamente do que estava falando? Já aconteceu com você?
Como você acha que os restaurantes fazem para entregar no Delivery? Distribuem panfletos pelo bairro e espera o boca a boca funcionar? Sim, é exatamente o que eles fazem. Porém, o que mais dá resultado é a internet!!!
O banquete do Agente Autônomo de Investimentos
A maioria das pessoas que conheço, não acreditam ou não sabem como a internet realmente funciona. É como se a ponta do Iceberg fosse onde todos atualmente navegam e usam da internet. Enquanto a outra parte maior do iceberg, a que está imersa, é vista e aproveitada somente por pessoas que realmente vão ganhar dinheiro.
O agente autônomo de investimentos caminha dessa mesma forma, porém em números ainda mais gritantes. Arrisco dizer que apenas 1% dos assessores de investimentos aproveita de verdade a parte submersa do Iceberg. Enquanto os outros 99% estão na parte de cima, felizes e contentes.
É como se você estivesse em um salão imenso a ponto de não conseguir ver o final dele. Então, em toda extensão existe uma mesa com mais de 2 Bilhões de lugares para se sentar e se deliciar de um banquete jamais visto na sua vida. Porém, você prefere ficar em baixo da mesa, recolhendo as migalhas que caem dos 2 Milhões que estão se servindo do banquete.
É exatamente assim que você, que não sabe usar a internet, se comporta na prospecção de clientes! Você está preparado pra sair de baixo da mesa, levantar e se colocar em um dos 998 milhões de lugares disponiveis?
A internet
Imagina se você pudesse enviar um convite da sua palestra sobre “Seja um médico com liberdade financeira e patrimônio blindado” apenas para médicos? Como seria se pudesse ir além, selecionar somente médicos a no máximo 10km de você, que trabalham apenas em hospitais e clínicas particulares, entre 30 e 45 anos?
Seria demais!!! Mas, a essa altura, você já deve ter percebido que isso só é possível na internet, certo?
Você poderia enviar esse convite a um dos seus clientes médicos e pedir para que ele compartilhasse com seus colegas de trabalho. Também poderia ser mais cara de pau e ir até os hospitais entregar você mesmo. Mas como seria esse processo? Quanto tempo você deixou passar fazendo essa tarefa?
Pense bem, vale esse esforço todo ou investir no mínimo R$20,00 na internet para encher o seu funil de prospecção?
Legal, Ricardo, mas como eu faço para sair da old school e me aproveitar da internet? Simples, se dedique a aprender tudo sobre propaganda nas redes sociais e Google, e encha seu funil de prospecção com apenas R$20,00 de publicidade. Vou te dar algumas dicas, a começar por esse vídeo: (ASSISTA, NÃO PULE)
Dicas
- Faça uma pesquisa ou entrevista com os 10 a 25 principais clientes/prospects para entender necessidades, tendências, etc.
- Documente as semelhanças e diferenças. Isso informará tudo o que você precisa saber sobre o que eles gostam de consumir, quando e onde. Então, crie um calendário de conteúdo de 1 a 6 meses com tópicos, tipo de conteúdo, frequência.
- Pense no seu conteúdo como carteira de investimentos – mantenha-o diversificado com diferentes tópicos e tipos ao longo do tempo.
- Então, identifique os principais canais de distribuição de conteúdo (LinkedIn, Email, Facebook, Instagram, Telegram, seu próprio site) [Dica dentro da dica: Facebook, instagram e google são veículos muito baratos de propaganda, é aqui onde você gasta apenas R$20 para impactar seu público.]
- Onde seus clientes passam o tempo? Passe algum tempo lá para entender como você fará suas publicações e propagandas.
- Sendo assim, você vai precisar de uma página de captura de leads (contatos). Chama-se Landind page, então, busque na internet como criar a sua.
- Por fim, estude como fazer propagandas pagas no Facebook Ads, Instagram e google ads. Então, comece a fazer!
Atenção!
Você não precisa sair do 0 e ir pro 100 em conhecimento, nem em postagens dos seus conteúdos, basta encontrar a cadência certa que funciona para você e vai seguir em contínua melhoria.
Ao criar qualquer estratégia de marketing, é importante observar que esse tipo de estratégia leva tempo. Não existe uma fórmula de curto prazo para converter pessoas em seu Webinar ou marcar uma reunião. O marketing certo para criar uma marca impactante leva anos, muitas vezes. Se mantenha firme e faça testes, pois não existe certo ou errado, existe o seu público!
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