Você acredita que bastam 7 minutos para aprender a escrever e-mails únicos e que convertem clientes? Pois é, te garanto que em 7 minutos você vai aprender a escrever bem melhor do que você escrevia! Basta ler esse texto e praticar tudo o que vou te ensinar.
Primeiramente eu quero te dizer que escrever bem não é um dom que uns tem e outros não. Mas sim uma habilidade totalmente treinável! Posso te garantir isso por que eu não sabia escrever e olha só onde estou agora… escrevendo sobre como escrever bem e ter mais clientes! Louco, não é?
Você gosta de escrever? Se sim, tem alguns passos a minha frente, por exemplo! Eu nunca gostei, mas me vi praticamente obrigado.
No começo da profissão eu tinha que escrever muitos e-mails e mensagens para clientes, e eu nunca conseguia passar a mensagem que eu queria. Entretanto, eu sempre pensava: “Quero passar o máximo do sentimento que eu puder nesse texto”. Então, foi assim que eu comecei a aprender a escrever melhor.
Mesmo que você não acredite que é capaz de fazer isso, eu acredito em você! Então vamos para o conhecimento!
A chave para um bom texto é Atenção + Conteúdo = Autoridade!
Vou te explicar isso agora!
De nada adianta escrever bem se não tem audiência
Você pode estar jogando pérolas aos porcos e não sabe.
Pois bem, escrever é quase isso! Imagina que você passou horas estudando sobre renda variável. Após esse estudo escreveu um e-mail para seus clientes/prospects explicando como investir em ações com mais segurança e assertividade. Então esse e-mail é aberto por apenas 1% deles, como você se sente?
Provavelmente se sentirá muito mal e talvez pare de escrever, afinal ninguém vai ler mesmo. Talvez até pense que essa estratégia não funciona, que ninguém se interessa por leitura. Quando na verdade o seu erro não foi o texto, mas sim o título do e-mail. Analisa comigo:
Título do e-mail 1: Invista em ações com segurança e assertividade
Título do e-mail 2: Como diminuir quase a 0 seu risco ao investir em ações e de quebra aumentar em 67% sua assertividade!
Se você pensa como 97% das pessoas, escolheu a opção 2. E por que?
O título do e-mail 2 é:
- Específico
- Desperta curiosidade
- Ressalta a dor do público
- Transmite facilidade ou simplicidade
O título do que você está escrevendo é a primeira coisa que o leitor entra em contato. Então, não adianta você escrever o melhor texto do mundo, se ele não for aberto se torna o pior texto do universo.
Há algum tempo aprendi algumas dicas extraordinárias e transformadoras sobre como escrever um bom título, e vou repassar pra você agora!
Técnicas que usei
- Use a técnica da lista. Use números para dar a impressão de guia. Ex.: “9 passos simplificados para investir em ações”
- Crie um pouco de curiosidade, isso faz com que a pessoa queira clicar. Ex.: “9 passos simplificados para investir em ações. (Se aprender o 7º já valeu muito!)”
- Use a palavra “você”, em questão de força para chamar atenção ela só perde para o nome da pessoa.
- Faça uso de palavras poderosas. Ex.: “Simplificado, simples, novo, revolucionário, único, garantido, resultados, idiota, impressionante, verdade, mentira…”
O começo do texto
Primeiramente você precisa saber que todo texto que você for escrever precisa de uma introdução. Se você já sai “vômitando” conteúdo ele pode não criar uma conexão com o seu pensamento e ir embora. Ou seja, seu objetivo não foi concluido.
Se você quer prender uma pessoa que leu o seu título e se interessou, o que você faz? Uma pergunta repetida sobre o que ela, provavelmente, está buscando no seu texto.
Seguindo o exemplo do título 2 que eu te dei:
Título 2: Como diminuir quase a 0 seu risco ao investir em ações e de quebra aumentar em 67% sua assertividade!
Começo do texto: “Você quer aprender como diminuir quase a 0 seu risco ao investir em ações e de quebra aumentar em 67% sua assertividade?
Aprenda a ter esse resultado sem precisar ficar testando teorias no mercado, afinal eu já passei anos fazendo isso para te passar agora. Então, continua lendo que vou te explicar como isso vai acontecer de forma prática…”
Técnicas que usei
Gosto de passar horas na internet pesquisando métodos para melhorar minhas técnicas para escrever e-mails, logo eu tenho algumas dicas que li e quero te passar:
- Diga qual é o objetivo do texto logo no começo, não deixe pra fazer ganchos lá pro meio ou final.
- Loops emocionais. Abra-os com perguntas como: “sabe quando você…?”, “alguma vez você já passou por isso?”, “você também sente isso?”
- Use perguntas, faz com que o(a) leitor(a) se questione e participe do texto. Mas não exagere, afinal seu texto não pode ser só indagações.
- Conte histórias! Eu gosto de contar minhas histórias para que você se veja nela e crie ainda mais conexão, então faça uso também.
- Se ainda estiver com dúvida sobre começar, use citações. Fazer uso de uma boa frase que sintetiza o seu conteúdo também pode ser um bom ganho para início.
Aprendeu como escrever e-mails? Fez sentido pra você?
Você percebeu que eu não falei quase nada de como você vai escrever o seu conteúdo? Falei só do seu título e da introdução, se quiser aprender mais leia 8 Dicas que eu te dou sobre como escrever textos magnéticos.
Mas te garanto que você precisa mesmo é aprender a atrair a pessoa para ler. E para que isso aconteça você precisa dessas dicas que te dei.
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Assessor de Investimentos é a profissão do futuro!