Você pode dar um passo a seu favor hoje mesmo.
Normalmente a gente espera as coisas acontecerem na nossa vida em vez de sermos protagonistas da nossa própria história e tomar as nossas próprias decisões para fazer as coisas acontecerem. Por conta disso, muitas pessoas estão insatisfeitas no que eu chamo de zona de desconforto.
A maior parte das pessoas chama isso de zona de conforto. Eu chamo de zona de desconforto porque eu percebo que, quando estamos nessa situação, na verdade gostaríamos de estar em uma situação diferente e aceitamos um certo desconforto para não precisar tomar uma atitude. Por isso, eu chamo de zona de desconforto ou zona de preguiça.
Por conta disso, às vezes, as pessoas esperam ser demitidas para tomar uma providência, seja para trocar de carreira, ou para tentar uma vaga na empresa desejada. E isso também aconteceu comigo.
A minha zona de desconforto
Eu comecei a trabalhar no mercado financeiro em 2007, como Assistente de Assessores. Foi justamente esse trabalho que me fez ter vontade de trabalhar na Assessoria de Investimentos. Mas, eu fiquei 2 anos trabalhando assim, sem vínculo empregatício e ganhando 500 reais.
Depois de 2 anos eu comecei a perceber que eu não conseguiria aprender mais trabalhando naquela vaga. Foi aí que eu pedi demissão depois de conseguir uma vaga na TOV, onde eu passei mais 2 anos, até ser demitido.
Eu era Analista de Risco quando um cliente perdeu muito dinheiro e toda a área de risco foi demitida. Nessa época, eu tinha um vínculo muito grande com os Assessores da empresa e eu comentava com eles sobre a minha vontade de também me tornar Assessor.
A maioria dos Assessores me desincentivavam sobre trabalhar na área. Eles acreditavam que a profissão estava numa fase ruim e faria mais sentido para mim me tornar advogado. Mesmo assim, eu tinha um sonho e não queria abrir mão dele. E a minha determinação foi uma coisa boa porque, na verdade, o mercado da Assessoria de Investimentos cresceu muito e as oportunidades só aumentaram e melhoraram.
Hoje, eu me pergunto porque eu não estudei para a Ancord e fui atrás de escritórios para trabalhar e me tornar Assessor antes de ser demitido lá da TOV, já que eu já tinha essa vontade.
Por isso, a pergunta que eu quero te fazer hoje é: você vai esperar ser demitido para mudar para essa carreira que está em ascensão?
A oportunidade e as desculpas
Atualmente, existem menos de 15 mil Assessores de Investimentos no Brasil. Nos Estados Unidos, o mercado da Assessoria de Investimentos já está mais avançado, e já são cerca de 1 milhão de Assessores. O Brasil está caminhando para o mesmo cenário dos EUA.
Muitas pessoas colocam os custos como impedimento para começar nessa profissão, como a taxa para atuar, o transporte, a alimentação. Mas, essas mesmas pessoas, não pensam no alto potencial de ganho que a mesma profissão proporciona. E, na realidade, se trata de uma carreira extremamente barata para começar quando comparada a diversas outras que precisam de uma faculdade e anos de estudo antes de começarem a chegar aos lucros.
É claro que não vai ser possível ganhar 20 mil reais no primeiro ano como Assessor de Investimentos. Mas, depois de pouco tempo, será possível atingir essa remuneração ou uma muito maior.
Enquanto isso, você está em uma carreira que não te proporciona saúde mental e muito menos a possibilidade de escalar os seus ganhos todos os meses. Porque a maior parte das pessoas trabalham muito, mas ganham muito pouco. Será que essa é realmente a melhor alternativa?
Outras pessoas dizem que sentem receio sobre a transição de carreira, porque não têm uma reserva financeira e têm uma família para sustentar. Mas, na realidade, a transição pode ser feita de forma gradual e segura, se você começar atuando como Assessor nas suas horas vagas, por exemplo.
O seu sonho não pode esperar
Então, é por isso que eu digo que você não precisa cometer o mesmo erro que eu e esperar ser demitido para ir atrás de uma carreira que vai te trazer muito mais benefícios. Se você tem a vontade e a intenção de se tornar Assessor de Investimentos, você não precisa esperar a demissão para ir atrás desse sonho, alcançar a sua independência financeira e conquistar os seus objetivos.
Eu posso te dizer por experiência própria que, se você esperar a demissão para tomar essa atitude, isso só vai te gerar ansiedade e desespero. Além disso, quanto mais o tempo passa, mais pessoas estão se tornando Assessores e aproveitando as melhores oportunidades e, ao mesmo tempo, mais escassas se tornam essas oportunidades porque as vagas estão sendo ocupadas agora.
Atualmente, como existem poucos profissionais, existem muitas vagas em aberto e muitos clientes disponíveis. Por isso, eu sempre digo que nós estamos na fase onde existem as melhores oportunidades nessa carreira. Então, basta investir em conhecimento.
Se você já tomou essa decisão, você pode fazer a pré-matrícula na Escola Método do Assessor e dar o primeiro passo para investir em você e na sua vida profissional. Enquanto isso, você pode aproveitar os meus outros conteúdos gratuitos aqui, no Youtube, no Spotify e no Instagram.