Quero criar um espaço para debatermos sobre o futuro dessa profissão. Então, agente autônomo de investimentos, leia esse texto!
Primeiramente vou deixar claro que o meu papel aqui vai ser de dar opiniões sobre o que estou vendo para o futuro dessa profissão. Logo, não terei dicas para te dar hoje, mas sim um possível alerta do que devemos mudar para atender melhor o cliente.
Profissionalismo
O agente autônomo de investimentos é um personagem do mercado financeiro que passou por muitas mutações ao longo do tempo. Antes de 2010 o assessor de investimentos era o profissional que falava apenas sobre ações e derivativos. Afinal, esse mercado de corretagem gerava uma boa renda com pouco patrimônio atendido.
Após o crescimento da XP Investimentos, vimos uma mudança muito positiva no mercado financeiro e na maneira que o brasileiro investe. Então o assessor de investimentos, se viu forçado a sair apenas da corretagem do mercado de capitais e partir para a alocação em geral. O problema? Nem todos assessores conheciam muito bem sobre fundos, crédito bancário, crédito privado, curva de juros, etc.
A parte boa é que os assessores se adaptaram rapidamente, mas ainda vejo que a maioria não busca por conhecimento contínuo.
Só o certificado não basta!
Assessor, você é uma peça muito importante para a mudança do mercado financeiro brasileiro e também no comportamento do brasileiro. Porém, o que você tem buscado de novidade para apresentar para o seu cliente?
Para ser um agente autônomo de investimentos, atualmente, basta passar na prova da Ancord e pagar as taxas trimestrais. Ao passar na prova então, o que você sabe? Qual a sua segurança para entender a necessidade do cliente e entregar de fato uma solução?
Busque se profissionalizar, aprender sobre curva de juros, asset management, entender como é formado cada um dos créditos que está ofertando a seu cliente…
Criei esse site para que nós, enquanto peças fundamentais na mudança do Brasil, tenhamos mais fome de conhecimento! Então assim consigamos entregar algo além do que os clientes já estão vendo por ai!
Atualmente são em torno de 10 mil AAIs pelo Brasil, enquanto nos EUA são mais de 300 mil Financial Advisor. Ou seja, nós temos um oceano azul pela frente, mas não podemos ter certificados apenas, temos que ter mais conhecimento para passar aos nossos clientes.
Você não pode e nem deve ser mero repassador de produtos, temos a missão de trazer educação financeira e conhecimento para nossos clientes. Qual é o conhecimento e diferencial que você tem no seu serviço?
No futuro, eu acredito que os que tiverem apenas Ancord e ficarem discutindo apenas taxa e rentabilidade com o cliente, ficarão obsoletos! Produto é commoditie já, isso é realidade! Os Bancões estão no jogo com os mesmo produtos que nós, qual é o seu diferencial então?
Crescimento Digital
A internet é uma ferramenta FANTÁSTICA, e o assessor de investimentos que não souber utilizar também, acredito que ficará pra trás! Como estão suas redes socias? Linkedin, instagram, etc…
Ouço muitos assessores falando: “Eu não vou ficar em rede social falando de investimentos, não sou blogueiro!”
A intenção não é ser blogueiro, mas sim agregar valor ao seu trabalho e dar informação para o seu cliente de forma escalável!
O que diferencia você do assessor de investimentos do seu lado?
O mundo está caminhando para um crescimento digital absurdo, e você tem a oportunidade de escalar o seu trabalho de forma exponencial! Antes as pessoas só faziam palestras presenciais, agora existem os webinars.
Você já pensou em enviar um vídeo curto para seus clientes e prospects com explicação de algum produto? Ou então até mesmo explicando as oscilações da carteira.
Quanto mais AAIs tivermos no mercado, mais exigente o nosso cliente será. Você está preparado para essa mudança na experiência do cliente?
Conclusão
Vejo um desinteresse muito grande no desenvolvimento profissional por parte da maioria dos assessores de investimentos. E sinceramente eu acredito que isso se deva ao oceano azul que se tem pela frente – então se acomoda – e principalmente por gerar um boa renda com isso.
Porém, na minha visão, o jogo está mudando de forma muito rápida e quem não se capacitar vai ser o novo AAI lá de 2010. Aquele lá que ficou reclamando quando a XP investimentos abriu o shopping financeiro e que não queria vender renda fixa e fundos para o seu cliente.
Abre o olho!! Agente autônomo de invesitmentos, leia esse texto também: 5 dicas para crescer dentro do escritório de AAI
Me segue lá no insta também @rsilva.aai
Assessor de investimentos é profissão do futuro!