Basta falar a palavra coach e muitas pessoas já se arrepiam! Ou até mesmo já ficam nervosas. Falando de dinheiro então: “Coach financeiro, é sério isso?!” essa é a fala!

Mas qual é o significado da palavra coach? Na tradução direta seria técnico, correto?!

O que um técnico faz? Qual é a responsabilidade dele? Quais as habilidades?

Calma, não estou falando pra você se apresentar como coach financeiro, mas sim entender o conceito e trazer para o seu dia a dia de assessor(a) de investimentos.

Vamos falar disso?!

Um time

O técnico precisa de um atleta, ou até mesmo de um time, estou certo? Sim ou não?

Na minha opinião, sim! Então, qual a função do técnico com esse time?!

O técnico deve ser o responsável por treinar, desenvolver habilidades, e fazer com que aquele time se torne vencedor! Sendo assim, qual é o seu papel como assessor de investimento?

Quando um novo cliente vem até mim, eu me apresento como responsável pelo seu sucesso financeiro. Digo que tenho um time que irá se debruçar em suas finanças para defender seus interesses. Ou seja, sou o técnico do cliente.

É importante que o cliente entenda que você está ao lado dele, gritando e gerenciando todo o time para que alcance o sucesso do cliente. Então, por que não pensar como um coach financeiro?!

Por falar em sucesso do cliente, quero ir um pouco mais fundo nesse tema.

Metas

Um bom técnico tem metas com seus times ou com o seu atleta!

Sempre me coloco a frente do cliente com duas funções:

  1. Técnico do time interno do meu escritório. Sou eu quem vai brigar pelo interesses do cliente lá dentro e fazer com que esse time de especialistas busquem os produtos mais adequados ao seu perfil e objetivos de curto, médio e longo prazo.
  2. Técnico do próprio cliente! Esse é o mais importante, vou explicar…

Quando nos colocamos como assessor de investimentos, apenas, normalmente cria-se uma relação de que eu somos empregados do cliente. Entretanto, não é essa impressão que queremos passar, certo?

Então, busco fazer sempre a analogia do técnico com o cliente e digo que serei como seu técnico, ou até seu mentor nos investimentos. Logo, como um bom técnico traço metas, objetivos e responsabilidades em conjunto com o cliente. Vou explicar melhor…

Um grande objetivo dos clientes, normalmente, é alcançar a independência financeira. Então, esse é um objetivo que vou explorar e entender quando e como o cliente espera chegar lá. Logo, essa se torna uma das nossas metas. Sendo assim, vou traçar todo o plano e também vou cobrar que o cliente cumpra a sua parte, que é:

  • Fazer os aportes mensais
  • Me atender mensalmente para falar sobre a carteira
  • Participar das reuniões trimestrais
  • Participar das reuniões semestrais

Claro, não dá pra explicar todo um plano em apenas um texto pra você, porém, acredito que deu pra entender como envolvo a responsabilidade do cliente no processo.

Pra que você entenda MUITO melhor o que eu estou querendo te dizer, leia o texto “Você nunca vai ser um assessor de investimentos se fizer isso…

Conclusão

Primeiramente, não tenha vergonha do título Coach Financeiro, use e abuse desse termo. Porém, essa não é a sua função, você é um Assessor de Investimentos, e aconselho que use esse termo como uma analogia, apenas.

Tenha um plano bem traçado com o seu cliente e seja responsável por alcançar o sucesso dele. Nem que para isso seja necessário ser um assessor chato que liga todos meses e insiste ligando várias e várias vezes quando cliente não atende. Nunca vi assessor perdendo cliente por que insistiu em cumprir um combina de falar 1x por mês sobre o patrimônio dele.

Então, seja o coach financeiro do seu cliente, grite na beirada do campo, exija que ele cumpra suas responsabilidades e o lembre sempre do objetivo maior que é dele.

Me siga nas outras redes sociais:

Assessor de Investimentos é a profissão do futuro!