Uma das maneiras mais antigas de prospecção de clientes é através de palestras, workshops e cursos. Por isso vou te passar um passo a passo de como fazer um evento e prospectar mais clientes.
A primeira coisa que quero te dizer é fique tranquilo quanto ao dia do evento! Você vai perceber que o dia do evento é a parte mais simples, afinal agora é só a hora do show, o momento de palestrar e apresentar o que você domina. Sendo assim, você precisa se preocupar com o planejamento, o pré evento!
Se essa é a parte mais trabalhosa, é nela que vamos focar!
Além de olhar pro planejamento, vou te dar outro conselho agora!
Tire suas ideias do papel, execute, COMECE! Faz muito tempo que lido com assessores no meu time, e uma coisa que ficou claro é que quem começa e executa tem resultados! Porém, a realidade é que a maioria das pessoas querem resultados positivos, mas não executam nada! Essas pessoas leem livros, sites, ouvem podcasts, não executam e ficam chateados por não ter dado certo.
É claro que não dá certo, se você não executar não vai dar mesmo! Então pegue esse passo a passo e começa!
Planejamento
O Guilherme Benchimil, CEO da XP Investimentos, um dia se planejou para criar eventos, workshops e cursos, e hoje está onde está! Pois é, se você não sabia, agora sabe! A XP Investimentos começou como um escritório de agente autônomo de investimentos e fazendo muito evento para educar financeiramente seus clientes e prospects. Se você ainda acha que não dá certo, não sei o que dizer pra te convencer do contrário, desculpe!
Para que o evento aconteça com tranquilidade e com o mínimo de erro possível, é necessário muito planejamento! Então, vamos pensar em cada detalhe que você vai precisar planejar.
#1 – Quantidade de pessoas e público alvo
Quantas pessoas você conhece que tem interesse no assunto? E quantas que não tem interesse?
Todas essas pessoas podem ser público para o seu evento, tudo depende da forma que você vai divulgar – o que vamos abordar mais a frente. Esse primeiro passo é muito importante para ditar todos os gastos e planejamento dos outros passos.
Entretanto, a parte mais importante desse primeiro passo é o público alvo. Você vai falar pra funcionários de uma empresa? Eles são funcionários públicos, autônomos ou regime CLT? Qual é o objetivo em comum dessas pessoas?
Ou então, você pode falar apenas para seus amigos e familiares. E qual é o objetivo deles? São pessoas mais descontraídas ou mais sérias?
A definição do público alvo é muito importante para que você divulgue e apresente um conteúdo que tenha ligação e empatia com ele. Já imaginou fazer uma palestra de como investir no exterior para pessoas que nunca nem investiram na poupança?
Essa sensibilidade e calibragem do público é muito importante para todo restante dos passos a seguir!
#2 – Local do Evento
Após medir a quantidade de pessoas você deve partir para um local! Quando eu comecei, iam em torno de 4 a 6 pessoas, era praticamente uma reunião com amigos, então não precisava de um cinema pra palestrar, concorda?
Por isso eu te aconselho ter cuidado para não queimar dinheiro querendo fazer algo megalomaníaco logo nas primeiras. Quando eu fazia, a internet não era um formato cotado para essas palestras, então tudo era feito em uma sala de reunião com uma Televisão e um quadro branco. Entretanto, os webinars vieram pra facilitar a nossa vida, nos possibilita abrir mão de um local físico e com limite de pessoas.
O webinar é muito democrático, nem o cliente, muito menos você precisa se deslocar pela cidade ou país, e só precisa de um notebook com câmera para que todos te vejam.
É claro que o melhor formato, na minha opinião, é o presencial! Afinal, você consegue interagir mais com o público, porém pra quem está começando, eu aconselho ir de webinar!
Você já ouviu falar do sympla? É uma plataforma gratuita que você cadastra seu evento – presencial ou online – para que as pessoas se inscrevam. Assim você já coleta nome, e-mail e telefone dessas pessoas que irão participar. Além disso, você pode até cobrar o ingresso!
Nessa plataforma o seu evento fica visível para quem você convidou e para quem faz uma busca simples no site, ou seja, mais chance de ser visto!
O que você precisa ficar atento é como você vai escrever sobre o evento, para atrair as pessoas, e qual imagem vai colocar como capa. Seja presencial ou online, é muito importante gerar uma ótima primeira impressão.
#3 – Tema (objetivo)
Qual é o seu objetivo com essa palestra? Se você respondeu prospectar novos clientes, está errado!
Sim, eu sei, você quer prospectar mais clientes. Mas o seu objetivo é entregar um ótimo conteúdo e transformar – de alguma forma – a vida das pessoas que foram te assistir. Você só vai abrir mais contas se entender que o seu objetivo é agregar valor na vida dessas pessoas com o seu conhecimento.
Leia o texto 6 Gatilhos mentais para vendas, assim você vai entender como pode atrair mais as pessoas para seus eventos.
Para criar o tema é relativamente fácil. Na internet temos diversos assuntos borbulhando, basta selecionar um dos mais falados e buscados e criar algo em cima. Por exemplo, iniciou de ano é fato que temos que fazer algo como “Os melhores investimentos de 2020” ou “Onde investir em 2020” ou “Perspectivas econômicas para 2020”.
O seu tema e conteúdo deve mexer com os sentimentos das pessoas que estão lendo sobre seu conteúdo. Então, você pode despertar curiosidade, ansiedade, prazer ou até mesmo raiva, por que não?
Caso contrário, ninguém vai se conectar com o seu conteúdo.
Já sobre o conteúdo você pode e deve usar diversas fontes de pesquisa. Use fontes como a Infomoney, Exame, Valor Econômico, Investing e também ebooks que outros educadores financeiros já disponibilizaram pra download.
“Nada se cria, tudo se copia e se transforma”. Por isso, não tenha vergonha, medo e/ou receio de ler muito outros conteúdos para então criar o seu!
#4 – Datas
Quando eu estava me organizando me perguntei: Vou dedicar uma parte só para a data? Será que é tão relevante assim?
SIM! É muito relevante, já pensou escolher uma data que tem um feriado no dia seguinte? Ou fazer a palestra em uma sexta-feira às 20h?
Sempre fiz minhas palestras de 3f, 5f ou sábado! As terças e quintas, são dias intermediários e funcionam muito bem, já o sábado é algo que as pessoas já estão acostumadas a dedicar ele pra desenvolvimento pessoal. Então, meu conselho é que use esses dias.
Além de se preocupar com um bom dia para ter quorum, é importante que se preocupe com o espaço entre a divulgação e a palestra. Quanto tempo você precisa para divulgar seu evento? Quantas vezes vai enviar um conteúdo por e-mail ou whatsapp para lembrar que a palestra será no dia X e hora Y?
Quero dizer pra você deixar pronta toda sua linha do tempo para divulgação do evento, preparativos e o dia do evento!
5# – Formas de divulgação
O tema desse texto é Como fazer um evento e prospectar mais clientes, e você veio até aqui pra entender como fazer isso, certo?
Então, você precisa se preocupar muito com a forma que vai divulgar e pra quem vai divulgar. Adianta enviar para sua mãe e pedir pra ela se inscrever, só pra ter quorum? A não ser que ela tenha patrimônio e ainda investe na poupança, mas isso você já deveria ter tratado, não é mesmo? rs
Sendo assim, você vai listar amigos, familiares, rede de relacionamento e redes socias! Então vai comunicar de forma assertiva para cada um dos grupos.
- Qual é a razão pra essa pessoa participar?
- O que vai acontecer se ela assistir essa palestra? (Transformação pra ela)
- O convite faz essa pessoa se sentir especial?
- Quais gatilhos mentais vou usar? Leia o texto que te falei pra ler, se ainda não leu, leia agora!
- Quem não se inscreveu, vou convidar novamente, com algo a mais?
Enfim, seja assertivo, dê tiros de sniper e convide quem realmente estará engajado no assunto. É muito melhor que tenha 5 interessados do que 100 que vieram pelo brigadeiro do final. Digo isso pelo fato de que quem assiste a palestra entra na energia da maioria, então imagina a maioria interessado e fazendo perguntas… Imagina como fica a sensação de todos!
Além disso, pense em como vai convidar:
- Telefone
- Carta
- Banners em outros sites
- Rádio
Existem diversas formas de divulgar, você só precisa tirar um tempo pra isso e estruturar.
#6 – Ensaio e gatilhos
Você já assistiu desenhos animados da Disney? Como o da Branca de neve e os 7 anões, por exemplo?
Lembre-se agora de algum desse desenho animado, e olhe para a Branca e para os anões andando e saltitando na floresta! Percebe como eles são alegres e fazem movimentos exagerados com os braços, pernas e cabeça?
Quando reparei a primeira vez eu fiquei me questionando: “Quem é que anda e se movimenta assim no dia a dia?!” Até dei risada do jeito deles. rs
Porém, é assim que você deve agir quando se apresenta para o público! Agir de uma forma “exagerada” pontuando mais seu sentimento nos momentos que estiver falando.
Se está falando de algo excitante, precisa demonstrar muita alegria na voz, no corpo e no rosto!
Se está falando de algo triste, ou algo que dê raiva, ou qualquer outro sentimento… TRANSPAREÇA! Exagere um pouco para que as pessoas sintam essa sua “vibe” e entre na mesma.
É como bocejar, nossos cérebro vê uma pessoa bocejando e quer também. Então, se vê alguém alegre, muito provavelmente também ficamos alegres, sem motivo.
Por isso eu te aconselho pegar o conteúdo e ensaiar nas primeiras vezes que for fazer, para que não fique parecendo um trabalho de faculdade, mas sim um SHOW!
Ah! E ensaie bem os gatilhos mentais que você usará no meio da apresentação, isso também é muito importante para atingir o seu objetivo.
#7 – Formulário
Por último, mas tão importante quanto tudo o que te falei é o formulário de avaliação (indicações). Sabe quando a gente tem que medicar os nênes para o bem deles, mas ele não vai gostar de tomar um comprimido? Então a gente coloca amassado na mamadeira, ou dá outro jeito de disfarçar, sabe?
Pois é, chegou esse momento.
Eu uso esse formulário para que o prospect/cliente me diga o que achou do evento e me indicar outras pessoas para que eu convide pra um próximo evento. Veja, são avaliações simples, para ele conseguir se livrar logo disso. Afinal ninguém gosta de avaliar mais de 10 pontos.
Costumo entregar esse formulário com um lápis ou caneta do escritório. Assim, já aviso que a caneta é um presente e que é muito importante ele indicar pessoas para aprender mais sobre investimentos e finanças. Ou seja, dei algo e espero algo em troca, entendeu?!
Além disso, entrego esse formulário antes do último e mais interessante conteúdo, para que ninguém saia antes de preencher. 😉
Ah! Se lembre de fazer o pós evento, e no dia seguinte agradecer cada um dos convidados, e talvez até já convidar para um próximo!
O que você achou desse texto? Te ajudou a ter um guia mais claro de como fazer um evento e prospectar mais clientes?
Me chama lá no insta se precisar tirar dúvida, @rsilva.aai, vai ser um prazer falar contigo!
Assessor de investimentos é a profissão do futuro!