Nesse texto vou pegar no calcanhar de aquiles de muitas pessoas que não tem costume de se planejar. Por isso, hoje eu vou falar pra você como o assessor de investimentos deve se planejar.
Quando a taxa Selic estava a 14,50%, 2015, era fácil captar o patrimônio dos clientes. Isso acontecia pelo fato de que qualquer investimento de renda fixa entregava acima de 1% a.m. para o investidor. Porém, com Selic a 4,50%, 10% a menos, ouço AAI dizer que está dificil crescer a carteira, por que não é como 2015 com 1% a.m.!
O que será que esses assessores de investimentos querem dizer com difícil?! A poupança continua batendo recordes de captação. Será que ela está entregando 1% a.m.?
Na verdade eu acredito que falta uma única coisa: PLANEJAMENTO!
Por exemplo, imagina que um agricultor está se preparando para o plantio de milhos no ano de 2020. Sendo assim, quais variáveis ele deve pensar para que consiga colher a quantidade de sacas que calculou? Clima, economia dos principais países compradores, indíces da avicultura e diversas outras variáveis. Ou seja, se o agricultor não se planejar e considerar essas variáveis, não vai ter suas sacas ao final da safra, correto?
Do mesmo modo é com o nosso trabalho, temos que ter um planejamento e verificações ao longo do tempo para corrigir nossa rota.
Invista tempo no planejamento
Quanto tempo será que a Nasa investe em planejamento para lançar um foguete à lua? Por puro achismo, acredito que seja em torno de 1/3 do tempo que se leva para construir um foguete e lança-lo.
Quanto mais planejado e calculado toda a sua rota, mais fácil fica a execução. Resumindo: “Se eu tivesse 8h para cortar uma árvore, passaria as primeiras 6h afiando o machado.” (Abraham Lincoln)
Quando eu atendia uma base de 40 milhões, toda vez que virava o ano ou o mês, me dava aquele frio na barriga por não saber por onde eu deveria começar a prospectar clientes. Além disso também não tinha anotado com quais clientes eu havia falado no mês anterior. Portanto, essa desorganização de informações me fazia perder de 2 a 3 dias todo mês me organizando. Ou seja, 3 dias vezes 12 meses é igual a 36 dias “perdidos”, quase dois meses úteis!
Sendo assim, você acha mesmo que vale a pena já começar o jogo jogando ao invés de calcular tudo previamente? Possivelmente eu teria diminuido isso para uns 10 a 15 dias úteis se planejado antes de começar.
Por isso eu quero te passar algumas dicas de como eu me planejo e ajudo meu time de assessores a se planejar também.
Como o Assessor de investimentos deve se planejar
Primeiro, você já baixou a planilha de planejamento de esforços? Se não, para agora de ler e baixe! Além de baixar você deve usar! Parece meio óbvio o que estou falando, mas não é, acredite!
Essa planilha é o kick-off para planejar a sua prospecção em 2020. Além disso ela deve ser usada mensalmente para analisar se as suas conversões de captação de leads, 1ª reunião, 2ª reunião até ativação está acontecendo como planejado. Caso não esteja, altere os percentuais de conversão para entender o quanto mais de esforço você precisa fazer para alcançar seus objetivos. Dessa forma você estará analisando seu desempenho e recalculando rota, mas não recalculando objetivo.
Segundo, você precisa ter um calendário de ações já preparado para o ano inteiro. Isso é muito importante para saber as ações que vai ter que fazer ao longo de cada mês, assim enchendo seu funil de vendas com novos prospects. Por exemplo, você pode querer fazer eventos presenciais. Então, o que é necessário para fazer esses eventos? Pra quantos prospects você precisa mandar um convite? Onde vai acontecer? Quanto investimento vai precisar pra realização?
São essas perguntas que te levarão as respostas para ter o máximo de controle sobre seu planejamento. Porém esteja sempre verificando e atento as variáveis que não calculou, pois elas mudarão seus planos e farão de você um assessor ainda mais experiente para um próximo planejamento.
Vou te dar agora algumas ações que você pode colocar no seu calendário:
- Lives
- Postagens em redes sociais
- Eventos presenciais (Criar e executar)
- Eventos presenciais (Estar presente)
- Newsletter para clientes e prospects
- Ações sociais
- Cursos (Tanto lecionar como ser aluno)
- Vídeos pílulas (Para cliente e prospect)
Conclusão
Esses são alguns insights que posso te dar, porém existe uma infinidade de ações que você pode e deve se planejar para fazer.
É muito importante você se planejar e saber o que vai fazer em cada mês, semana e dia do seu ano, porém de nada vai adiantar se não estiver verificando a efetividade das suas ações.
Um foguete, quando lançado a lua, fica em torno de 1% do seu tempo na rota, os outros 99% são de verificações e retorno a sua rota. Ou seja, se você não analisar suas ações com o intuito de saber se elas estão te levando ao objetivo de captação que você busca, de nada adianta as ações, você está perdido no espaço acelerando pra qualquer lado esperando chegar na lua!
Se planeje e verifique a todo momento!
Leia o texto “Ser um Assessor de Investimentos Metódico”, com certeza vai te ajudar no planejamento e verificação da vida do assessor.
Gostou do texto? Comenta ai em baixo, qual é a sua dificuldade no planejamento?
Me segue lá no insta e no twitter também:
Assessor de Investimentos é a profissão do futuro.