“Como trabalhar no mercado financeiro”, essa foi a persquisa que eu fiz em 2007 no google. Pra mim foi uma pesquisa simples, mas foi a fagulha que acendeu a fogueira de hoje.
Primeiramente, é importante você entender, bem rapidamente quem eu sou. Meu nome é Ricardo Silva, e sou trabalho no mercado financeiro desde 2008, isso mesmo desde a crise do subprime. Porém, me tornei assessor de investimentos apenas em 2011, ou seja, nada aconteceu da noite pro dia. Então, se você não trabalha no mercado financeiro e quer trabalhar, essa é a primeira lição, aprenda rápido mas não tenha pressa.
Se quiser saber um pouco mais sobre mim, essas são minhas redes sociais.
Já fui ponta de mesa, estagiário, assistente depois coordenador de Home broker, Gerente de Ações, operador BM&FBovespa e Assessor de Investimentos e agora líder de Assessores. Entretanto, nunca foi a minha praia as funções que eram mais técnicas! Sempre adorei as mais comerciais e relacionado a pessoas. Logo, me tornei Assessor de investimentos por esse motivo.
Nesse texto eu quero te dar uma clareada sobre como trabalhar no mercado financeiro. Porém, fique a vontade para ler vários outros textos pra entender ainda mais. Afinal não deve ter pressa para tomar uma decisão leia muito!
Vou deixar esses 6 textos pra você começar sua jornada:
- Carga horária do Agente Autônomo de Investimentos
- 5 Diferenças entre o Assessor de Investimentos e o Bancário
- Quanto ganha um Agente Autônomo de Investimentos
- Ser Assessor de Investimentos como Second Job
- Como é a remuneração do Assessor de Investimentos?
- Diferenças de ser CLT e Agente Autônomo de Investimentos
Funções Administrativas
Quando não se tem muito conhecimento sobre finanças, investimentos e economia, o ideal é que se comece por aqui, como eu comecei. Então, vamos lá…
Se você não tem muito conhecimento, e ainda é novo, pode começar como CLT, estagiário ou até mesmo autônomo. Como CLT você tem diversas vagas nos bancos, como o famoso “Posso ajudar”, Caixa, assistente de gerente.
Além disso você pode ser estagiário nas corretoras e escritórios de AAI. Entretanto você não adquirir uma experiência absurda nessas funções.
Primeiramente a ideia aqui é que você respire o ar do mercado financeiro. Assim como eu respirei lá em 2008, como ponta de mesa. Simplesmente eu registrava as ordens que os assessores boletavam. Porém foi o que me encantou para estar aqui escrevendo às 5h30 da manhã pra você!
Funções Técnicas
Se a função administrativa é a porta de entrada, essa já é o meio e o “fim”. É como se você estivesse fazendo ensino médio e agora tivesse escolhido a sua faculdade para seguir carreira.
Essas funções exigem um conhecimento aprofundado sobre o que vai fazer. Por exemplo, você pode ser operador de renda variável.
Para que seja operador, é necessário conhecimento sobre balanço, operações estruturadas, economia e até política. Falando superficialmente é isso. Entretanto, você pode escolher ser mais da renda fixa, e conhecer tudo sobre as principais debentures, CRI, CRA, CPR, precatórios e FIDCS.
É importante você notar que ser mais da área técnica é lidar um pouco menos com o cliente final no dia a dia, mas sim com o público interno.
Por isso, quando você se pergunta, como trabalhar no mercado financeiro, é importante você entender muito mais sobre todas possíveis funções. Como, um gestor de fundo, por exemplo.
Essa é uma função muito mais “fim” do que meio, porém, esse pode ser o seu plano de carreira. Ou até mesmo um analista de um setor específico do mercado de capitais.
Existem aqui uma infinidade de funções, o importante é você saber que precisará estudar muito, e construir sua experiência sem pressa de dar certo.
Funções Comerciais
Particularmente essa é a que mais gosto, porém, que fique claro que é a que eu mais gosto e não quer dizer que é a melhor, ok?
Você pode ser tornar um gerente de contas no Banco, ou então gerente de investimentos, até mesmo gerente Geral de uma agência ou gerente PJ. Esses são cargos CLT, mas como disse anteriormente existe a famosa profissão do Agente Autônomo de Investimentos, que eu prefiro chamar sempre de Assessor de Investimentos.
As funções comercias exigem muito mais habilidade do que um conhecimento aprendido em faculdade. Vai te exigir persuasão, negociação, saber elaborar boas perguntas e entender o que seu cliente está querendo afinal. É como se você fechasse o elo entre o cliente e as funções técnicas, falando a língua dos dois ao mesmo tempo.
Costumam ser funções bem remuneradas, pois existem muitos na funções comerciais, porém poucos comercias de fato, entende?!
Se você quer saber como trabalhar no mercado financeiro na área comercial, é “simples”. Procure aprender tudo sobre como lidar com pessoas, como falar em público, busque ter mais eloquência e influência. Mas não se engane!
Não pense que é “só” saber falar muito bem e ter um bom discurso que já pode trabalhar no mercado financeiro como comercial! Você precisa ser o elo entre o cliente final e a área técnica está lembrado? Ou seja, vá aprender como o mercado financeiro funciona!
Te ajudei? Espero que sim! Mas continue lendo os outros textos, vídeos e podcasts que te indiquei aqui, vai te dar uma ótima noção do que é o mercado financeiro.
Assessor de investimentos é a profissão do futuro!