Se imagine atendendo 97 clientes. Então, acontece um lançamento de um novo produto de renda fixa AAA, como você comunica todos seus clientes? Ligando um a um? Talvez não seja a melhor alternativa, por isso eu te digo escreva um e-mail para captar milhões!
Não necessariamente você precisa escrever apenas um e-mail, mas deve pensar: Como eu comunico todos meus clientes em massa?! Afinal, o cliente nº1 tem que ser comunicado no mesmo tempo que o cliente nº 97, você concorda?
Sendo assim, pra que isso aconteça você pode usar três tipos de comunicação: Escrita, áudio e/ou vídeo! Entretanto, agora eu quero abordar a sua escrita. Como está a sua escrita? Acredita que está passando a mensagem clara e assertiva?
Escreva um e-mail como fala
Já falei algumas vezes que a escrita não é o meu forte, certo?! Então, isso quer dizer que eu tinha um potencial gigante de melhoria, já que eu não tinha essa skill. Essa “ficha caiu” em 2015, logo que retornei para a profissão. Percebi que a maioria dos assessores não tinha uma boa escrita, e não digo isso pela gramática, mas sim pela persuasão.
Em sua maioria, os assessores de investimentos tinham um bom discurso ao telefone, porém quando mudavam para a escrita, ficavam com o conteúdo da mensagem muito fraco! Logo, temos uma potencial a ser melhorado.
Me forcei a criar um boletim semanal sobre o que estava acontecendo no mercado financeiro para os meus clientes. Entretanto, não era pra ser mais um no meio de tantos que os clientes já recebiam. Então, pensei:
“Vou fazer uma ligação de atualização do mercado para apenas 1 cliente e vou gravar a minha ligação! Então, a forma que eu falar vou procurar escrever e mandar para todos os outros clientes.”
Essa foi uma técnica que eu criei para escrever de forma mais humana, mais próxima do cliente! Você acha que funcionou? Faça o teste, se permita errar e acertar.
Escreva um e-mail com imagens e ilustrações
Ainda de forma empirica eu também percebi que quando estou em reunião com meus clientes, consigo rabiscar em uma folha branca e também mostrar imagens no celular, tablet ou computador.
O nosso cérebro cria, projeta e lembra de qualquer imagem que a gente quiser. Na verdade, o que quero dizer é que ele grava muito mais quando usamos todas as portas de comunicação: Visual, auditivo e cinestésico. Por isso a importância de usar imagens em seus e-mails e mensagem no whatsapp e telegram. Aliás, por falar em telegram, você já entrou no canal e grupo do telegram do Vida de Assessor? Entra e se junta aos mais de 300 membros atuais.
As imagens são muito poderosas para gravar uma informação. Por exemplo, você já tentou soletrar palavras? Quão fácil é pra você soletrar PARALELEPÍPEDO?!
Foi feita uma persquisa com crianças que não consegui soletrar e com crianças campeãs em competições de soletração. Notou-se que a técnica que as crianças campeãs usavam, era simplesmente de visualizar a palavra flutuando na sua frente com cores alternadas para cada separação. Ou seja, imagens!
Por isso, digo para você que enrriquecer o seu texto com imagens e ilustrações vai dar um riqueza de detalhes ainda maior e fará com que seu prospect e/ou cliente memorize melhor a informação.
Escreva um e-mail com destaques e high lights
Eu sei que você já participou de reuniões de trabalho que durou 1h e que você viu apenas uma pessoa falando durante todo o tempo, e que você não absorveu metade do que foi falado. Estou certo?
Isso acontece no e-mail também. De que adianta você escrever um e-mail recheado de informações ricas e o interlocutor não absorver ao menos 50% do conteúdo? Por esse motivo é que você deve destacar os pontos chave e quebrar o texto em passos ou highlights.
Você percebeu como esse texto que está lendo agora está quebrado em 3 principais partes? Imagina se eu não quebrasse, ficaria mais difícil de você absorver e entender a mensagem. Logo, você tem três opções de fazer esses destaques.
- Criando quebras no texto, como esse que você agora
- Criando listas ou bullet points, como essa lista que você está lendo agora
- Destacando os pontos chaves do texto com a ferramento “Negrito”.
Seguindo apenas uma dessas 3 formas vai aumentar significativamente as chances do seu prospect e/ou cliente entender a sua mensagem.
Uma última dica que eu deixo é: Aprenda a falar com o sistema límbico do seu cliente. Leia o texto 6 Gatilhos mentais para vendas.
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Assessor de investimentos é a profissão do futuro!!!