Por que o Assessor de Investimentos XP dá tanto resultado? Você sabe essa resposta? Se você é um agente autônomo de investimentos XP e não sabe… Repense sua trilha de treinamentos e desenvolvimento. Porém, se você ainda não é assessor de investimentos XP, chegou a hora de entender o por que somos tão bons!
Primeiramente, você já ouviu falar do Professor Falconi? Caso você queira conhecer mais sobre ele, dê um Google. Em poucos minutos você vai entender que é um cara focado em resoluções de problemas, basicamente. Então, foi com ele e sua empresa que a XP investimentos trouxe uma padronização maior para a rede de assessores. Por isso, se você quer aprender um pouco sobre como usamos sua metodologia no dia a dia, leia esse texto até o final.
Recomendo que você leia esse livro, pois foi através dele – e outros, é claro – que nós aprendemos o que devemos fazer para alcançar resultados extraordinários!
A Falconi
Por onde a Falconi passa, deixa uma marca de padronização, organização e processos. Por isso, ela é uma empresa focada em fazer com que as empresas – contratantes – deem resultados.
Por falar em padronização, organização e processos, você já leu o texto que falo sobre essas características na profissão do Assessor de investimentos xp? Leia!
Em resumo ela é uma empresa de consultoria em gestão. Os consultores Falconi vão até as empresas contratadas para fazer com que elas construam resultados excepcionais.
A Falconi já passou por diversas empresas como: Ambev, Hospitais renomados e até mesmo Policia militar de São Paulo.
Em 2018 foi o meu primeiro contato com os profissionais da Falconi. A XP investimentos havia os contratado para organizar os processos dela e de alguns escritórios afiliados. Então, um desses escritórios foi o meu!
Foi um processo doloroso, afinal, quem gosta que venham pessoas de fora e fique apontando os erros da sua empresa e dizendo como devem ser gerenciados. Mas hoje eu agradeço por ter aprendido e posso repassar pra você.
Passo #1 – O Problema
O primeiro passo que eles fizeram e que você deve fazer para ser igual o Assessor de investimento XP, é identificar problemas. Afinal, só podemos alcançar resultados extraordinários quando tiramos todos pequenos, médios e grandes problemas da frente.
Vou te dar um exemplo de problema que tínhamos na época.
Problema: Captação abaixo do esperado!
Esse era apenas um dos problemas, mas não pare em um único problema, você deve levantar todos problemas possíveis. Como nossa empresa era composta por diversas pessoas, reunimos algumas pessoas de diferentes áreas para termos visões diferentes dos problemas. Assim, tínhamos os mais diversos problemas levantados e questionados.
Tire um período de 2 a 3 horas para só levantar problemas, e foque somente neles e não o por que ele existe, ou possíveis soluções pra ele. Apenas foque em encontrar problemas.
Passo #2 – Causa-raíz
O método na sequência ao passo 1 é chamado de Causa-raiz. Logo após levantar os problemas, chame os responsáveis por aqueles problemas levantados – ou se for somente com você, faça você mesmo – e problema por problema, se questione o por que esse problema existe até que encontre a causa-raíz desse problema.
Muitas vezes o problema é tão abrangente que se for tentar resolver apenas olhando para o problema, não vai saber o que deve fazer. Logo, se você encontra a causa-raíz saberá exatamente o que, quem deve fazer e como precisa agir. Por exemplo:
Problema: Captação abaixo do esperado!
Causa raíz: Assessores são muito novos e não tem networking suficiente.
Chegamos até essa causa-raíz se questionando “por que”, veja:
Faça um teste agora, para a leitura e encontre um problema que você esteja enfretando e depois se questione até encontrar a causa-raíz. Talvez não seja necessário percorrer o caminho de 5 “por ques”, pode ser que encontre a causa-raíz no 3º.
Passo #3 – Plano de Ação
Essa é a parte que você detalhará todo o plano de ação como também dirá: O que vai fazer, Quando, Como, Quanto custará, Quem fará, por que e onde. É o famoso 5W2H, já ouviu falar?
Monte toda essa estrutura em uma planilha, como essa:
Então, a partir disso você deve controlar as datas de início e fim, para que seja possível mensurar a melhoría desse plano.
O plano de ação é a parte mais importante para ser acompanhada. Por isso, você deve a todo momento verificar se está sendo efetivo ou não aquele plano, para saber se deve continuar, modificar ou até mesmo cancelar aquele plano.
Posso te garantir que isso que te passei funciona, mas também garanto que não é nem um décimo. Por isso, continua me acompanhando que logo vou te dar mais informações. Ou, você pode se aprofundar mais no livro que te indiquei.
Me siga nas redes socias:
Youtube, Podcast, Instagram e Telegram.
Assessor de Investimentos é a profissão do futuro!