Antes de aceitar qualquer proposta de trabalho a gente sempre procura saber qual é o salário, é ou não é? E na profissão do assessor de investimentos não é diferente! É muito importante saber quanto ganha um agente autônomo de investimentos para não errar na escolha!

Então, nesse texto eu vou falar simplesmente sobre as formas de remuneração que os escritórios mais praticam. Assim você entenderá melhor quando for pra uma entrevista nos escritórios de Agente Autônomo de Investimentos!

Cada escritório é uma empresa

A primeira coisa que você precisa entender é que cada escritório de AAI é uma empresa diferente. Apesar de a maioria estar afiliado a XP investimentos, atualmente, não é por isso que todos tem o mesmo modelo de remuneração e regras do jogo! Muito pelo contrário, cada escritório tem a liberdade para definir suas regras de remuneração, e isso se torna até vantagem competitiva, se bem definido!

Como estou nesse mercado a mais de 10 anos, já vi diversos modelos que funcionam e que não funcionam. Por isso e vou expor três modelo básicos e o funcionamento deles.

Comissão Fixa

Nesse modelo fica muito simples e fácil de entender quanto ganha um agente autônomo de investimentos.

Algumas pessoas me procuram lá no instagram com a seguinte pergunta:

“Ricardo, eu não tenho relacionamento com pessoas alta renda e também não tenho muita experiência ainda no mercado financeiro, mas tirei a Ancord. Consigo ser AAI?”

Antes de mais nada, se ainda não me segue, clica aqui pra seguir!

Essa é uma dúvida muito comum, afinal nem todos são de mercado e convive com pessoas alta renda! Sendo assim é interessante que você busque um escritório que já tenha uma base de clientes institucional e a procura de assessor Junior! 

Normalmente, nesse caso, o escritório oferece apenas um fixo (entre 1.5k~3k) para essa função. Esperasse que esse assessor tenha um assessor Senior ao lado para dar suporte e ajudar no atendimento ao cliente. Assim o assessor Junior pode aprender para evoluir na carreira e começar a ganhar corpo para talvez mudar sua forma de remuneração no futuro!

Além dessa função, se você não tem experiência alguma, também pode entrar para o administrativo, que vai girar em torno do mesmo valor fixo. Consequentemente você também vai ter um aprendizado muito bom nessa área e um possível futuro no comercial.

A última função que também recebe um fixo é para fazer a originação de prospects! Nada mais é do que a função de ligar para pessoas que, de alguma forma, mostraram ter interesse no serviço do AAI, e marcar um café para o Assessor fazer uma reunião.

Ou seja, se você não tem muita experiência no mercado, poderá ir em uma dessas três funções para depois crescer na profissão! 😉

Comissão Fixa + Variável

Esse formato acontece muito no mercado, porém quando falamos de variável pode ser de diversas formas!

O variável pode ser como um recebimento mensal, bônus semestral, ou até mesmo anual. Como eu disse um pouco atrás, cada escritório tem uma política diferente!

Esse modelo costuma se encaixar quando o assessor vai atender clientes da base institucional do escritório também. A base institucional é quando o cliente já está sendo atendido pelo escritório e você é contratado para atendê-los.

Como você já vai chegar com uma base pronta, o escritório te paga um fixo que pode variar muito, desde 1k até 10k! Tudo depende da relevância da base, do seu conhecimento e experiência passada.

Existe um modelo no mercado que paga 1k e variável de 25% do que for produzido de receita, enquanto já outros modelos que pagam 3k de fixo e 30% de variável. Ou seja, tudo depende de como é a política do escritório e como você está valorizado no mercado!

Por isso eu falo muito do seu marketing pessoal, dá uma lida nesse texto: O que é marketing pessoal para o Assessor de Investimentos

Comissão Variável

Esse modelo é o mais famoso e o mais atraente para o profissional que já tem experiência e um bom networking com pessoas alta renda.

Aqui não tem como mensurar quanto ganha, depende de N variáveis e possibilidades, mas vale você entender alguns alertas que vou te dar. Eu sei que você quer entender perfeitamente e no detalhe quanto ganha um agente autônomo de investimentos. Mas confia em mim, se você for com muita sede ao pote vai se arrepender lá na frente!

Alerta #1 – Cuidado com escritórios que vão te oferecer muita comissão!

Se o escritório está propondo pra você 90% de comissão, por exemplo, isso pode significar que ele só tem isso pra te dar de benefício!

Um escritório precisa ter uma boa estrutura para funcionar, como por exemplo:

  • Ter um backoffice próprio
  • Uma mesa de renda variável
  • Educacional
  • Capitania de produtos
  • Gestor de risco
  • Administrativo

Se o escritório não tem esses suportes, significa que você terá que fazer tudo isso sozinho. Vale mais receber 90% de 100k ou 50% de 300k?

Coloque na balança sua saúde mental e física também!

Além disso, se o escritório te paga 90% da comissão, como ele vai se manter no longo prazo? Como vai crescer mais?

Se você quer se tornar sócio e crescer dentro dessa estrutura, tem que pensar no longo prazo. É como o Warren Buffett fala: “Prefiro as empresas que não pagam dividendos, mas sim as que reinvestem para crescer ainda mais rápido!”

Nesse caso é a mesma coisa, se a empresa tem pouca margem, tem que operar em escalas gigantescas para crescer rápido. E isso não é a realidade da maioria dos escritórios de agente autônomo. 

Enfim, busque por uma comissão que você esteja confortável mas que o escritório não entregue apenas isso.

Alerta #2 – Entenda todas comissões

Hoje os escritórios tem diversas linhas de comissões:

  • Renda fixa
  • Câmbio
  • Renda variável
  • Seguros

E outras mais. Por isso é muito importante entender como é o repasse de cada um deles, pois pode variar.

Sabendo desses dois alertas, agora você pode saber qual é a maioria dos repasses praticados no mercado.

Atualmente se pratica algo em torno de 50% a 60%, porém se você está abrindo uma filial e absorverá todos custos de escritório e manutenção, pode variar de 70% a 90%.

Tudo depende da negociação que você tem com o escritório! 😉

Fixo mínimo + Variável

Muito parecido com a comissão variável, porém nesse caso o escritório garante um fixo mínimo pra você até que o seu variável supere esse fixo.

Esse caso é uma negociação que o escritório faz para ajudar você a conseguir fazer a transição de carreira com maior tranquilidade.

Imagina que você tem um custo de vida de 3k por mês, então o escritório te garante esse fixo por um ano. Quando seu variável for de 4k, por exemplo, ele te repassa 4k, porém se o seu variável for 2k, ele te repassa 3k. Isso até finalizar os 12 meses combinados.

Se você estiver pensando que 12 meses é pouco, então eu te aconselho em repensar sua virada de chave, algo está errado no seu planejamento! Escute esse podcast ou leia esse texto, pra você colocar sua mudança de carreira na linha certa!

Conseguiu entender todas as formas de remuneração? O que você quer explorar mais? Manda a pergunta aqui em baixo ou no meu insta @rsilva.aai .

Assessor de Investimentos é a profissão do futuro!!