Seja o assessor de investimentos amigo, ou então seu cliente, um dia, terá um amigo que se tornará assessor!

O que é ser amigo

Acredito que você tenha um amigo ou amiga que gosta de estar junto. Até mesmo já viveu momentos que você tenha feito algo errado ou ele(a) tenha feito algo errado, certo? Mas não seria errado continuar uma amizade que um dos dois sabe que o outro fez algo errado, ou até mesmo traiu a confiança de alguém?

Ser amigo vai além de estar junto somente nos momentos bons. Como muito ouvimos: faça uma festa e saberá quem são seus conhecidos, fique doente no hospital e saberá quem são seus amigos!

Tenho amigos que fui ganhando com o passar do tempo, e até hoje me relaciono muito bem com todos eles. A propósito, tenho amigos que hoje moram a mais de 1.000km de distância, porém quando temos a oportunidade de conversar, é como se nunca tivéssemos nos distanciado.

Ser amigo é combinar churrascos, almoços, Happy Hours, visitar no hospital, mandar lembranças em momento de doença ou nascimento de filhos. Ou seja, é estar presente no máximo de momentos possíveis!

“Ok, Ricardo! Mas onde você quer chegar com esse papo de amizade?”

Quebre Paradigmas

A nossa cultura nos forjou como um profissional que deve respeitar diversas barreiras, como a do relacionamento. Portanto travamos quando seria o momento de avançar ainda mais em uma relação. Como disse no texto “3 passos básicos para se apresentar ao cliente”, as pessoas compram o que você acredita e não aquilo que você oferece! Sendo assim, temos que ter um bom relacionamento e saber falar sobre nossa profissão de forma simples e orgânica.

Quando comecei no mercado financeiro eu era ponta de mesa – conto um pouco da minha história nesse texto – , o famoso faz tudo. Portanto mandava e-mail pra todos clientes com relatórios, ligava pra atualizar cadastro, perfil de cliente, etc.

O problema que eu notei na época, era a impessoalidade que eu era obrigado a seguir. Assim que eu tinha que me comunicar com o cliente, me diziam logo para não esquecer das palavras: Prezado(a), senhor(a), atenciosamente e outros.

Os tempos mudaram, até os robôs de atendimento usam emojis, abreviações e palavras mais próximas do dia a dia e da nossa fala. Então, se até os robôs mudaram, qual é o motivo que temos pra continuar sendo impessoal no relacionamento com o cliente?

Como ser o Assessor amigo

Assim que me tornei agente autônomo de investimentos, eu tinha uma meta pessoal, quebrar a barreira do relacionamento impessoal e me tornar amigo do máximo possível de clientes. Se eu consegui? Claro. Vou te dizer agora como eu fiz.

Independente se era um cliente mais novo, mais velho, conservador ou liberal, eu tratava da forma mais próxima que podia de como eu trato meus amigos. Sendo assim os chamava para almoçar, tomar um café em alguma padaria, visitava seus filhos na maternidade, mandava uma lembrança em momentos bons ou ruins, conversava de assuntos gerais e etc. Então, naturalmente criávamos uma relação de amizade, assim eu entendia muito mais quais eram os objetivos de vida dele, ele me indicava muito mais clientes e a relação se tornava de longo prazo.

Nossa relação de assessor podia até estremecer por uma variação negativa na carteira ou por um erro no trabalho, porém como a amizade era firme e forte, sempre me dava a chance de reparar a falha e a relação continuava a mesma ou até mais forte.

É claro que não é por que somos amigos que eu faltaria com respeito ou seria desatento quanto seus investimentos, até por que, sempre busquei ser um Assessor de Investimentos Amigo. Caso você seja assessor de um amigo seu, você faltaria com respeito, seria desatento ou faria movimentações sem a permissão dele? Portanto basta pensar da mesma forma e agir como sendo o seu melhor amigo, afinal é isso que você tem que ser! 

Conclusão

Se você não se tornar amigo do seu cliente, logo seu cliente terá um amigo que vai se tornar assessor, e o patrimônio que um dia ele confiou a você, confiará a outro! O seu trabalho que seria de longo prazo vai depender da sorte ou azar de um amigo do cliente se tornar assessor. Quer mesmo contar com o imprevisível?

P.S: Cheguei um dia tão longe nesse objetivo que voei no helicóptero do cliente, fomos na casa dele em uma represa linda e nadei na piscina da casa cinematográfica com a bermuda do filho dele – pelo simples fato de que eu não tinha bermuda. rs

Tenha esse objetivo e você terá muitos clientes/amigos!

Me segue lá no insta: @rsilva.aai

Assessor de investimentos é a profissão do futuro!