Eu sempre digo que a nossa profissão é muito mais comercial do que técnica. Por isso, volto a dizer seja um Assessor de Investimentos que encanta!
A Disney não é famosa pelo preço que ela cobra, mas pelo valor e encantamento que ela proporciona para seus visitantes. Alguma vez você já leu o livro “Nos bastidores da Disney”? Se não, recomendo fortemente que leia, então vai entender um pouco a importância de um encantamento bem feito.
Além desse livro, também vou aconselhar que leia outro, que também é de leitura fácil, porém muito rico: O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar.
Ao ler essas obras, você vai entender muito mais que os clientes buscam por experiências, e esses momentos são marcantes em suas vidas. Logo, vão indicar o serviço para seus amigos e familiares.
Alguma vez já te disseram que você deve ir a Disney ao menos uma vez na vida?! Então, é exatamente isso que você deve buscar que seus clientes tenham em relação a você!
Mas é claro que não vou ficar só em indicações de livro, vou te dar dicas que já testei e sei que funciona na prática.
Opa, lembrei de você!
Em 2015 eu atendia um cliente que sua família tinha um patrimônio líquido em torno de 30 milhões, e comigo ele investia algo em torno de 500 mil reais. Então, era fato que a minha intenção era trazer ao menos 1/3 desse patrimônio para que fosse assessor.
Em uma das nossas conversas, Eduardo (vou usar um nome fictício) me disse que adorava a empresa Le Lis Blanc, aquela de vestuário. Além disso, também me disse que gostaria de se tornar sócio de 5% da empresa, comprando ações na Bolsa. OK! Talvez fosse um desejo meio megalomaníaco esse plano de comprar 5% das ações, mas era o desejo dele.
Então, um dia estava eu passeando no shopping e me lembrei do Eduardo ao ver a loja da Le Lis Blanc. O que você faria no meu lugar?!
Pensa mais um pouco…
Vou te contar o que eu fiz! Tirei uma foto da loja e mandei no whatsapp pra ele dizendo: “Opa, Eduardo! Estava aqui dando uma volta no shopping e lembrei de você! E ai, quando vamos começar a comprar as ações pra chegar no primeiro 1%?”
Isso foi o suficiente pra que ele sentisse que eu estava ligado e acreditando no desejo dele. Me rendeu uma TED de 4,5 milhões na segunda-feira! E então, vale ou não vale mostrar ao seu cliente que lembrou dele?!
É claro que nem sempre vai ser assim, por ser uma simples lembrança, como ver algo que remete o seu pensamento ao cliente e dar uma ligada só pra saber como que ele está. É exatamente assim que amigos se comportam, não é?!
Inclusive, te aconselho a ler esse texto: O segredo para se tornar um Assessor de Investimentos amigo
Datas importantes
Seja um assessor de investimentos que encanta quando se “lembra” de datas importantes!!
Primeiramente quero falar sobre as aspas que coloquei ali em cima. Você não é um computador, logo, não vai guardar todas informações e se lembrar delas. Porém, tem um a sua disposição, certo? Além de um compotador, também deve possuir um CRM. Então, use-o sem moderação!
Guarde todas datas que o seu cliente julga ser importante pra ele. No meio comercial, normalmente, as pessoas se lembram muito de parabenizar o cliente por mais um ano de vida. Entretanto, devo te abrir os olhos e te dizer que isso já é até esperado pelo cliente. O nosso negócio aqui é encantar, e para encantar temos que supreender!
Por exemplo, você já pensou em felicitar pelo aniversário dos filhos ou do cônjuge?! Talvez pelo aniversário da sua empresa?
Aqui as datas são infinitas, nada que alguns minutos conversando com seu cliente e umas boas perguntas não ajudem!
Ah! E não me venha com desculpa de que não dá pra perguntar coisas assim por que é estranho! Estanho é você não saber encantar seu cliente!
Seja um assessor de investimentos que encanta!!!
Tenho muito mais dicas pra te dar, é só me seguir nas outras redes sociais e você vai ter:
Assessor de Investimentos é a profissão do futuro!